HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

adaptação
01/10/2004

USP viabiliza acesso a portadores de deficiências

Grasiela Cardoso
especial para o GD

Detectar barreiras arquitetônicas por meio de um mapeamente realizado na USP (Universidade de São Paulo) e, ao mesmo tempo, criar soluções que viabilizem o acesso do portador de deficiência ao ambiente universitário. Esse é o principal foco do programa “USP Legal”.

Segundo a gerente do programa USP Legal, Claudia Pires, ainda há muito o que ser feito para promover a inclusão do deficiente. “Quando elaboramos o mapeamento na USP encontramos muitas barreiras como por exemplo: pisos soltos e irregulares, vegetação no calçamento e ausência de vagas para portadores de deficiência”, conta. Na universidade, cerca de 90% do espaço já foi mapeado.

A partir dessas constatações, o programa resolveu criar um relatório que está sendo enviado para todas as unidades da USP, tanto na capital quanto no interior. A proposta é levar diversas informações sobre adaptação de lugares externos para cada diretor pois, com isso, eles poderão requisitar todos os materiais necessários para inclusão do aluno portador de deficiência.

“O material será entregue somente na USP, mas isso não significa que as demais universidades possam realizar o mesmo trabalho que foi feito aqui. Pelo contrário, a nossa idéia é fazer com as demais universidades possam realizar as devidas melhorias em seus espaços para incluir o aluno portador de deficiência para a universidade”, disse a gerente do projeto da USP onde estudam mais de 600 portadores de deficiência.

Fundado há três anos, o programa USP Legal é formado por docentes e funcionários da universidade. A entidade trabalha em quatro linhas para enfrentar a exclusão: barreiras físicas (eliminação de espaços inadequados para o portador, inserção de transportes adaptados); barreiras pedagógicas (distribuição de materiais para os alunos deficientes e vestibular adaptado); barreiras de atitudes (conscientização e sensibilização de todos os que fazem parte da USP) e normas de diretrizes (elaborar e sustentar regras que garantam a inclusão do portador na universidade).

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
01/10/2004 Arte e criatividade sobem à passarela
29/09/2004 Programa incentiva visão empreendedora desde a infância
29/09/2004 Formatos Brasil irá capacitar 600 gestores sociais pelo país
29/09/2004 Cidadania em unidade móvel no Rio de Janeiro
27/09/2004 Músico revela como formou uma orquestra com crianças carentes
27/09/2004 Programa Livro Falado capacita voluntários para serem leitores
27/09/2004
Projeto oferece workshop de VJ a jovens de baixa renda no Rio de Janeiro
27/09/2004
Jovens quebram estereótipo de 'alienados'
27/09/2004 Centro Assistencial oferece atendimento gratuito a gestantes em SP
24/09/2004 Odontologia voluntária promete crescer