HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

fazendo a diferença
03/12/2004
Publicadas histórias de vidas modificadas pelo ECA

Cássia Gisele Ribeiro
E special para o GD

Um concurso, lançado pelo portal RISolidária e pela Fundação Telefônica, irá identificar e publicar histórias de vidas que foram modificadas por conta do Estatuto da Criança e do Adolescente. Trata-se do "Concurso Causos do Eca", criado em parceria com a Andi, que irá selecionar as melhores histórias e publicá-las em um livro.

O concurso receberá inscrições com histórias verídicas de pessoas que viveram ou presenciaram casos que envolveram a aplicação das diretrizes do Estatuto. "O concurso foi inspirado na seção ´Causos do ECA´, disponível no portal RISolidária, que publica o mesmo tipo de casos, porém, narrados por jornalistas parceiros", afirma Gabriela Bihetti, coordenadora de projetos da Fundação Telefônica.

Segundo ela, a idéia surgiu durante a criação do portal, quando a equipe descobriu que havia uma série de histórias interessantes que mostravam o quanto o Estatuto é fundamental na vida das crianças e adolescentes do país.

Um dos primeiros casos narrados no site conta a saga de uma mãe, que estava com a pequena filha internada e foi impedida de permanecer com a garota no hospital. A mãe consultou o ECA para saber se alguma lei determinava a proibição, e descobriu que toda criança tem o direito de ser protegida por um adulto em períodos de enfermidades e internações. Esse foi o argumento que utilizou para que o hospital permitisse que ela passasse o tempo junto com a filha.

"A partir daí, decidimos criar uma seção especial onde publicaríamos uma história por mês. Elas seriam redigidas em forma de conto por jornalistas, para que ficassem mais agradáveis de serem lidas", conta a coordenadora. "No entanto, esse ano surgiu a idéia de criar um concurso, para que as histórias que estivessem escondidaspudessem ser mostradas ao público e que, este público percebesse a importância dos direitos na vida das pessoas", afirma.

As inscrições para o Concurso Causos do ECA já estão abertas, e irão até o dia 25 de março de 2005. Os participantes devem preencher o formulário de inscrição que está disponível no portal RISolidária e disponibilizar o causo, que deverá estar redigido em forma de prosa e ter entre 2.800 e 6 mil caracteres.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
02/12/2004 Juventude arregaça mangas pela arte
01/12/2004
Empresas fazem campanhas de solidariedade
01/12/2004
Empresa revitalizará favela paulistana
30/11/2004
Crianças resgatam oralmente história de suas cidades
30/11/2004
Internautas formam uma rede mundial de emergências
29/11/2004
Moradoras do Leme sobem o morro para dar curso de culinária
26/11/2004
Jovens carentes descobrem benefícios da internet
25/11/2004
Estudantes plantam árvores no Rio Tibagi
24/11/2004
Comunidade virtual aproxima 194 escolas paulistas
24/11/2004
Artistas lançam selo musical de combate à fome no Rio