HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

palavras voadoras
15/06/2004
Projeto promove contação de histórias para crianças com câncer

Grasiela Cardoso
Especial para o GD

Ampliar o contato com o livro para que as crianças e adolescentes possam expandir o seu universo cultural. É exatamente essa a proposta do projeto "Palavras Voadoras", da Fundação Orsa, que trabalha com contação de histórias para crianças e jovens com câncer do GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer).

"Queremos fazer com que, por algumas horas, essas crianças e adolescentes, através do livro, possam ser estimuladas", declara a coordenadora de Educação da Fundação Orsa, Vera Mellis. Por isso, o principal foco do Palavras Voadoras é fazer com que todos criem um vínculo com a literatura.

"Com a contação das histórias eles aprendem a ouvir e saber que podem transformar o seu dia-a-dia em uma história", explica. O projeto é composto por jovens voluntários de 18 a 24 anos, que fazem parte do Terra do Contos (um grupo de contação de histórias).

No total foram 16 horas de capacitação inicial. Todos os voluntários tiveram acesso ao acervo de livro do Palavras e também aprenderam a abordar e a contar história de uma maneira diferente. "Não basta apenas ler o livro, o voluntário precisa conhecê-los detalhadamente para criarem situações e, assim, prender a atenção da garotada", explica Vera.

Atualmente o projeto acontece na Quimioteca do GRAAC, um espaço de quimioterapia, transformado em um local lúdico repleto de cores, com o objetivo para resgatar a auto-estima das crianças e adolescentes.

Segundo Vera, a idéia é expandir o projeto em todo o país. "Com os registros percebemos o quanto tem mudado a situação de muitas crianças e adolescentes com câncer".

"Nosso trabalho é oferecer oportunidades para que jovens possam conhecer o mundo por meio do livro. Sabemos que nos dias atuais o acesso à literatura está cada vez mais escasso", finaliza.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
14/06/2004 Reciclagem de jeans é saída para o desemprego em favela de SP
14/06/2004
Comunidade se une e conquista melhorias para o bairro
14/06/2004 Diadema recicla óleo vegetal e poupa o meio ambiente
09/06/2004 Cachorro ajuda dona a recolher material reciclável nas ruas
09/06/2004
Jovens buscam soluções para o desperdício de água
07/06/2004
Ação solidária reúne 3,4 quilômetros de roupas
07/06/2004
Farmácia itinerante leva remédios ao Riacho Fundo
04/06/2004
Desempregado paulistano recebe apoio psicológico
03/06/2004
Projeto leva índios guaranis-caiuás para as salas de aula
03/06/2004
Grupo de mulheres transforma retalhos em grife