Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade 
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

Primeiro Emprego vai virar Fome Zero?

Estão na fase final os detalhes do programa Primeiro Emprego, anunciado como prioridade do Governo Lula. A prioridade não poderia ser mais correta: jovens desempregados fazem qualquer política de segurança beirando a inutilidade. O risco é se jogar dinheiro público fora.

Há, porém, um notável desafio para evitar que a proposta ganhe ares de fragilidade, como o Fome Zero. Mais complicado do que dar o emprego (o que já é complicado) é garantir ao jovem acesso a treinamento profissional e reforço escolar para desenvolver a capacidade de aprender.

Quem já trabalhou com educador de jovens e adultos sabe como é árduo o caminho para desenvolver a capacidade de aprendizado autônomo.

Não se consegue manter um emprego sem um mínimo de aprendizagem. Daí que a solução melhor _e, claro, a mais difícil_ é fazer com que o primeiro emprego seja paralelo de programas de ensino, nem que sejam os supletivos.

Faz, portanto, sentido a idéia apoiada dentro do governo de fazer com que os jovens sejam bancados para fazer atividades comunitárias até que completem seus estudos.

 
 
                                                Subir