Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 05.07.02

 

Redação de escola motiva ação contra trabalho infantil

O que seria mais uma redação para avaliar um aluno do Ensino Fundamental, se tornou uma potente arma contra o trabalho infantil em São Paulo. Uma redação feita por César Augusto Sanchez de Oliveira, de 12 anos, denunciou a existência de trabalho infantil nas olarias da região. Ao ler o texto, o professor de história Antônio Sérgio Eduardo, da Escola Estadual Emília Leite Martins, na periferia de São Paulo, procurou os pais do garoto. Depois de conversar com a família, o professor percebeu que a exploração do trabalho infantil é comum na região. Sérgio localizou várias olarias que usam a mão-de-obra infantil. O problema é ignorado pela prefeitura, onde não há Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

O professor denunciou a situação à Comissão de Direitos Humanos, que realiza uma série de viagens para constatar a exploração do trabalho infantil. Nem bem as investigações começaram, o órgão encontrou 10 crianças e adolescentes sendo explorados no trabalho em olarias. O menor deles tinha apenas sete anos. A vistoria foi feita em Guararema e Santa Isabel, na região Leste. Nos grandes centros, o trabalho infantil mais conhecido é o dos meninos de rua e em serviços domésticos.

No entanto, o que poderia ser uma história de responsabilidade social e defesa dos direitos humanos, se tornou um festival de desvarios e incompetência. Segundo o presidente da comissão, deputado Orlando Fantazzini (PT-SP), que chefiou as visitas, mesmo identificando os exploradores de crianças, não é possível prendê-los. A lei que criminaliza a exploração do trabalho infantil ainda está em tramitação no Congresso. Enquanto isso, o professor Sérgio é punido pela direção da escola, que o acusou de "ignorar a hierarquia da escola e o conselho tutelar da cidade". A pasmaceira no Brasil não tem limites.

Leia mais:
- Olarias exploram trabalho infantil na Região Metropolitana de SP


 

 
                                                Subir    
 

 DIA 04.07.02

  Empregadas domésticas representam 30% dos postos ocupados por mulheres em 2001
   
 

 DIA 03.07.02

  O consumo dobrou no Real, aponta ACSP
   
 

 DIA 02.07.02

  Ações trabalhistas recolheram R$ 727 milhões para União em 2001
   
 

 DIA 01.07.02

  Empresas faturam alto com o penta brasileiro
   
 

 DIA 28.06.02

  Famílias brasileiras consomem menos e taxa de desemprego aumenta
   
 

 DIA 27.06.02

  Estrangeiros investem pesado em comércio ilegal no Brasil
   
 

 DIA 26.06.02

  Queda no desemprego não é virada econômica, diz Seade/Dieese