Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 25.04.02

 

 

Reciclagem de latas movimenta R$ 850 mi no Brasil

O Brasil é recordista mundial de reciclagem de latas de alumínio para bebidas, entre os países onde a coleta não é obrigatória. De acordo com dados da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), em 2001 foram reciclados 9 bilhões (85%) dos 10,3 bilhões das latinhas consumidas no país. O número corresponde a 119 mil de toneladas do produto. Com essa marca, o Brasil supera países como Espanha, Portugal, Itália, México e Japão. Os japoneses, recordista em 2000, reciclaram 81% das latinhas consumidas no país naquele ano.

A Abal estima que a reciclagem de latas movimenta R$ 850 milhões por ano. No entanto, o recorde não reflete apenas a conscientização da população. Para José Roberto Giosa, coordenador da comissão de reciclagem da Abal, as pessoas estão ganhando dinheiro com a venda de latas de alumínio. As estatísticas mostram que existem hoje no país 150 mil pessoas vivendo exclusivamente da venda de latas. A média de remuneração é de dois salários mínimos, se o catador trabalha por conta própria, ou de até quatro salários mínimos, se o trabalhador está ligado a uma cooperativa.

Se atualmente os números do setor são animadores, a expectativa é de que eles cresçam ainda mais. Os catadores estão se profissionalizando. Atualmente, as cooperativas de catadores são responsáveis por 34% da coleta de latas no país. Em 1992, não chegavam a 10%. Com o desemprego em alta, a tendência é crescer.

Leia mais:
- Reciclagem de lata no país gira 850 milhões por ano

 

 
                                                Subir    
 

 DIA 24.04.02

  Emprego volta a cair em São Paulo
   
 

 DIA 23.04.02

  Analfabetismo funcional custa U$ 6 bi a empresas brasileiras
   
 

 DIA 22.04.02

  Escolaridade Ú fator determinante sobre a renda
   
 

 DIA 19.04.02

  Sobrevivência de regimes políticos depende do crescimento econômico
   
 

 DIA 18.04.02

  Demora para encontrar emprego afeta até executivos
   
 

 DIA 17.04.02

  Programa leva pesquisas acadêmicas para dentro das fábricas
   
 

 DIA 16.04.02

  59% das empresas brasileiras investem no social, aponta Ipea