Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 28.08.01

 

 

Brasileiro pára de comprar

O brasileiro parou de comprar. Agora foram as compras à vista que despencaram. Até então, o consumidor tinha freado as compras à prazo por receio dos juros altos. Agora ele já sabe que não tem dinheiro para pagar uma compra hoje. O dado mais representativo do que está acontecendo é a queda de 0,8% no volume de consultas ao Telecheque. A avaliação de que a população está reduzindo os gastos com despesas rotineiras é reafirmada pelos supermercados.

Como a crise já está afetando o emprego, há uma retração nas vendas à vista e pagas com cheque. É que cresceu o número de categorias em férias coletivas e aumentou o risco de demissões por causa da desaceleração no ritmo de atividade. O cheque pré-datado é usado porque não existe juros sobre eles. O crescimento no pagamento das compras com cheque pré-datado demonstra que o impacto do racionamento de energia elétrica e a deterioração do cenário macroeconômico foi absorvido pelo consumidor.

O mês de setembro será decisivo para o comércio avaliar as perspectivas de fim de ano. Só depois é que o mercado decidirá sobre as encomendas e a contratação de mão-de-obra para o final de ano. Por enquanto, a expectativa é de que não haja demissões. Tampouco ocorrerão as costumeiras contratações de empregados para o Natal, segundo já prevêem alguns empresários.

Leia mais

Consumidor segura as compras à vista

 

 
                                                Subir    
   DIA 27.08.01
  Micro-empresas do Centro Oeste investem na ação social
   
   DIA 26.08.01
  Portadores de deficiência abrem caminho próprio no mercado
   
   DIA 24.08.01
  Trabalhador desiste de procurar emprego
   
   DIA 23.08.01
  Portugal precisa de trabalhadores estrangeiros
   
   DIA 22.08.01
  Combate à maconha fez a economia do PE estagnar
   
   DIA 21.08.01
  Em SP, transporte estressa mais que trabalho
   
   DIA 20.08.01
  Biodireito: uma profissão em alta