.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

fundo estadual da cultura
01/06/2005

Bancada do governo adia votação do Fundo da Cultura e artistas protestam

A bancada do governo na Assembléia Legislativa resistiu à pressão e adiou a votação do projeto que cria o Fundo Estadual da Cultura. A decisão provocou protesto de artistas que estiveram na Assembléia Legislativa e lotaram as galerias. Apesar do pedido por "Cultura agora", os artistas saíram frustrados com a 'arte da política'.

Alegando inconstitucionalidade do projeto, de autoria do deputado Vicente Candido, do PT, os deputados da base governista adiaram a votação, que poderia resultar na criação do Fundo. O projeto, em tramitação desde 2003, destina quase R$ 100 milhões por ano à criação e circulação de obras artística.

Arnaldo Jardim, líder do PPS, apresentou emenda exigindo nova análise. O deputado admitiu que usou a emenda para garantir ao governador Geraldo Alckmin tempo para apresentar um projeto alternativo ao do PT. Foi uma tentativa de postergar a votação, afirmou.

Jardim ouviu gritos pela retirada da emenda. Foram quase cinco horas de discussão. O presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia, disse por volta das 23h30m que não havia acordo nem condição regimental para votação da emenda.

Vicente Cândido disse que a obstrução serviria apenas para dar o governador Geraldo Alckmin o mérito pela votação do fundo de cultura.

Acho que no fundo é isso. Infelizmente é isso. O governo teve oportunidade e não fez, afirmou.

O deputado Edson Aparecido, líder do governo na Assembléia, diz que o comportamento foi técnico porque um fundo não pode ser criado por iniciativa da Assembléia.

A atriz Denise Fraga se mostrou decepcionada:
Fico muito triste de ver que boas intenções fiquem à mercê deste emaranhado todo deste lugar que é a Assembléia Legislativa. Me desculpe, mas parece um bando de menino querendo jogar bola, todos querem jogar bola. O fundo é um projeto aprovado por todos. Uma reunião de condomínio resolveria. Esse lugar dá uma desesperança para a gente. O que a gente espera de um político é um administrador, disse.

O governador Geraldo Alckmin se comprometeu a enviar um projeto para o Fundo Estadual da Cultura com valor superior ao do projeto do PT.

As informações são da Globo Online e rádio CBN.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
01/06/2005 13% dos estudantes de 10 a 12 anos já usaram drogas
01/06/2005 Entidades rejeitam novo modelo de cotas para universidades
30/05/2005 Alunos e editoras duelam por xerox de obra
30/05/2005 Revista sobre tecnologias de informação e comunicação para inclusão social
30/05/2005 Happy Lounge une a música e solidariedade
25/05/2005 Escola Aberta gera renda para alunos em Vila Velha
24/05/2005 Anvisa autoriza farmácias a fracionarem remédios
24/05/2005 Ações priorizam crianças e adolescentes
24/05/2005 Poder Judiciário vai arrecadar doações para crianças de abrigos