.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

incentivo à leitura
01/12/2004
Vagão de trem da Rffsa vira biblioteca

FORTALEZA (CE) - Trilhar caminhos para combater o analfabetismo e estimular a leitura. É o principal objetivo do Programa Ação Voluntária com a inauguração do Vagão da Cultura, que acontece amanhã, na Praça do Centro de Artesanato do Ceará (CEART). “Se não trabalharmos a leitura, o conhecimento ganho na alfabetização será perdido”, observa a coordenadora do programa, Beatriz Alcântara, primeira-dama do Ceará.

Realizado pelo Governo do Estado em parceria com a sociedade civil organizada, o Ação Voluntária criou bibliotecas comunitárias com o apoio da Sociedade dos Amigos do Livro. A idéia de criar o Vagão da Cultura surgiu devido a necessidade de um local reservado para treinar as pessoas responsáveis pelas bibliotecas. “A intenção é capacitá-las para administrar as bibliotecas, um patrimônio que pertence a elas”, explica Beatriz Alcântara.

O vagão de trem, doado pela Rffsa, estava na oficina do Urubu, na Avenida Francisco Sá. Ele tem 15 metros de comprimento, dois metros e meio de largura e quase quatro metros de altura. Segundo o engenheiro Clóvis Picaço, o vagão servia de dormitório e refeitório do trem. Além da restauração externa, a parte interna está sendo adaptada para a implantação da biblioteca.

As mesas, antes utilizadas para fazer refeições, serão locais reservados para leituras. No dormitório, prateleiras serão colocadas para organizar os livros, cerca de 2.500. Os exemplares foram doados pela Sociedade Amigos do Livro, mas o Vagão da Cultura contará também com a doação de outros órgãos e autores.

Origem
A origem do vagão QNB - 646978 - 7C ainda é um mistério. Três diferentes anos estão registrados na parte externa, 1904, 1925 e 1949. Entre os possíveis locais: Bélgica, Alemanha, França e Londres.

A partir de amanhã, o vagão voltará a transportar os passageiros para diferentes lugares. Agora, não por meio dos trilhos, mas com a magia e o encantamento da contação de histórias. Os visitantes, através de um portal instalado no vagão, terão a oportunidade de conhecer as rotas turísticas no Estado.

Revitalização
Outra novidade do Ação Voluntária será inaugurada amanhã. O Café Expresso, também na Praça do Ceart, será entregue aos jovens do Projeto Somar. Eles foram capacitados para trabalhar no local e fabricar os alimentos que serão vendidos.

Em um processo de revitalização da praça, o projeto, sob a orientação de um bombeiro, também realizará aulas de ginástica, de segunda a quinta, das 17h30min às 18h30min.


As informações são do Diário do Nordeste, de Fortaleza - CE.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
01/12/2004 Senadores aprovam matrícula obrigatória aos 6 anos
01/12/2004
54 brasileiros saudáveis participam de testes de vacina anti-HIV
01/12/2004
Escola estimula a doação de sangue
01/12/2004
Pastoral da Criança ganha prêmio espanhol
01/12/2004
Famílias pagam mais juros do que recebem
30/11/2004
Brasil terá campanha contra prostituição infantil
30/11/2004
Hacker usa Nestlé para conseguir e-mails
29/11/2004
Estudo propõe universalizar Bolsa-Família
29/11/2004
MEC reforça gestão comunitária de escolas
29/11/2004
Lula promete mais dinheiro para a educação em 2005