.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

fazendo a diferença
03/02/2005
Empresas adotam projetos elaborados por estudantes

Rodrigo Zavala
especial para o GD

Não deixa de ser um orgulho para Colégio Técnico Industrial a série de projetos de conclusão de curso na área de Informática, desenvolvidos por seus alunos. Mantida em Bauru pela UNESP desde 1988, a instituição está sendo efetivamente o esforço de seus estudantes ser colocado em prática em algumas empresas e entidades da cidade e região.

Tudo começou com a iniciativa dos professores de propor aos alunos uma simulação. Eles deveriam pôr em funcionamento uma empresa, desenvolver sistemas de informação, um site e promover a divulgação do trabalho. Algo muito similar ao que se vê sendo realizado com sucesso há anos pelo Sebrae, com seu Desafio Sebrae.

Mais do que provar a eficiência do aprendizado, a adoção dos sistemas criados pelos estudantes vai beneficiar a própria administração do colégio. Isso explica-se ao se conhecer o Éden Sistema Acadêmico CTI, um programa desenvolvido para organizar toda a ficha cadastral dos alunos durante a sua permanência na instituição, desde a matrícula e avaliações ao histórico escolar.

Um outro projeto informatizou o sistema de matrículas do Consórcio Intermunicipal de Promoção Social, que oferece a 700 jovens carentes cursos e estágios nas áreas de marcenaria, eletricidade e telemarketing, entre outras. "Antes era tudo manual, com fichas de papel, mas agora a atividade pode ser realizada pelo computador com maior agilidade e precisão", explica Julio Silva, que desenvolveu o trabalho com Bruno Palma, Daniel Augusto e Tiago Fávero, todos com 17 anos.

Fora do ambiente escolar, outro grupo de alunos criou um projeto que será utilizado pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, que possui cerca de 3 mil associados. Os alunos levantaram, no início do ano passado, as principais dificuldades entre os funcionários e diretores de bancos e desenvolveram um site com vários níveis de acesso.

Um novo sistema de gerenciamento do banco de dados para o público interno e externo inclui o acompanhamento de ações trabalhistas e balanço patrimonial, entre outros serviços. "O trabalho que levaria cinco horas, por exemplo, agora pode se feito em 30 minutos", ressalta Diego Silva, de 17 anos, um dos componentes do grupo.

Os alunos do Colégio Técnico também informatizaram o processo de manipulação, receitas, estoques e distribuição da Farmácia do Povo, localizada no município de Iacanga, na região de Bauru. A entrega dos medicamentos, que demorava em média de quatro a cinco dias, foi reduzida à metade do tempo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
03 /02/2005 Bombeiros de Fortaleza treinam 300 surfistas
03 /02/2005 Programa Primeiro Emprego no Paraná receberá reforço
03 /02/2005 MEC pode dar mais 90 dias para as sugestões
03 /02/2005 Ceará divulga ações de apoio a crianças e adolescentes
03 /02/2005 Universidades privadas rejeitam reforma
02 /02/2005
ONG pede restrição a remédios
02 /02/2005
Boa Viagem promove Jornada Pedagógica
02 /02/2005 Hospital do Fundão cria campanha para regularizar estoque de sangue
02 /02/2005 Carga de impostos anulou metade do crescimento de 2004