HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educação
04/08/2004
Ceará planeja reformar sistema de ensino

O PNUD e o governo do Ceará assinaram, nesta quarta-feira, um acordo para dar início a uma ampla reformulação do sistema educacional do Estado. O projeto, batizado de Escola do Novo Milênio, prevê o desenvolvimento e a implantação de programas voltados à alfabetização de jovens e adultos, ao aperfeiçoamento de professores e a segmentos que têm maior dificuldade de acesso ao ensino, como indígenas e alunos especiais.

As ações vão envolver investimentos de US$ 8,33 milhões, financiados pelo Banco Mundial. A assinatura do acordo, na sede do PNUD em Brasília, contou com a presença do governador do Ceará, Lúcio Alcântara, da secretária de Educação Básica do Estado, Sofia Lerche Vieira, do diretor-geral da ABC (Agência Brasileira de Cooperação), Lauro Barbosa da Silva Moreira, e do representante-residente do PNUD Brasil, Carlos Lopes.

O documento estabelece quatro metas principais: melhorar a qualidade e a eficiência escolar, ampliar o acesso à educação básica (ensino infantil, fundamental e médio), desenvolver a educação municipal e apoiar a descentralização e o fortalecimento institucional.

Para isso, prevê diversas ações, como implantação e avaliação de um programa de formação permanente de professores, desenvolvimento e implantação de programas para educação infantil, educação especial e educação indígena, desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, fortalecimento de um programa de monitoramento e acompanhamento pedagógico, desenvolvimento de um programa de alfabetização de jovens e adultos, reestruturação e redimensionamento de cursos de telensino, implantação de cooperação técnica entre o Estado e os municípios, fortalecimento da autonomia da escola, implantação de um programa de avaliação institucional na rede estadual, avaliação de programas e projetos da Secretaria de Educação, avaliação do projeto “Escola do Novo Milênio”, desenvolvimento de programa de tecnologia da informação e divulgação das experiências bem-sucedidas, entre outros pontos.

“O PNUD prestará assistência técnica à gestão do projeto, disponibilizando técnicos e assessores nas áreas de consultoria, capacitação e serviços de apoio logístico, visando gerar intervenções voltadas para possibilitar efetividade e sustentabilidade à Educação Básica no Ceará”, afirma a secretária estadual Sofia Lerche Vieira no texto de descrição do projeto.

As informações são da PrimaPagina.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
04/08/2004 Ministério da Cultura quer revelar novos olhares sobre o Brasil
04/08/2004 Educação sexual é prioridade para o coordenador do programa anti-Aids
04/08/2004 Campanha já recolheu mais de 30 mil armas
03/08/2004 Aumenta valor do repasse da merenda escolar
03/08/2004
Crianças do Instituto Emílio Ribas passam a estudar dentro do hospital
03/08/2004
Americanos querem armas do Brasil
03/08/2004 Empresas voltam a valorizar experiência
03/08/2004 Mulheres representam 2/3 da força de trabalho nas ONGs
03/08/2004
Baía de Sepetiba tem projeto de despoluição
03/08/2004 MEC propõe trocar vestibular pelo exame do ensino médio