HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

ensino
08/09/2004
Educação a distância é tema de congresso internacional em Salvador

Mais de mil pessoas, entre especialistas brasileiros e estrangeiros, discutem durante o 11º Congresso Internacional de Educação a Distância, iniciado na noite de ontem, terça-feira, em Salvador (BA), as tendências desta modalidade de educação para o futuro.

O secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Marcos Dantas Loureiro, participou ontem das atividades pré-congresso, como a 4ª Reunião do Comitê Permanente de Dirigentes de Instituições de EaD.

O tema deste primeiro encontro foi a “Presença no Brasil de Universidades Estrangeiras via Educação a Distância”, sobre o qual Dantas Loureiro fez palestra. O congresso internacional terá como tema "Avaliação – Compromisso para a Qualidade e Resultados" e prossegue até sexta-feira (10).

Promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), o encontro reunirá em painéis simultâneos especialistas internacionais como a francesa Françoise Marchessou, que trabalha no sistema Select, da União Européia, uma espécie de base de dados para treinamento e capacitação coorporativa; o norte-americano Rand Spiro, especialista em tecnologia hipermídia aplicada ao ensino/aprendizagem de natureza construtiva da leitura e escrita de textos; os canadenses Carl Bereiter e Marlene Scardamalia; o neozelandês Michel Scriven e o francês Jacques Vauthier.

Segundo o presidente da Abed, professor Fredic Litto, o congresso será uma grande oportunidade para o surgimento de novas idéias sobre esta modalidade de ensino.

“Com o desenvolvimento tecnológico surgido nos últimos anos, principalmente em relação à Internet, a variedade de cursos a distância cresceu muito. Hoje, uma pessoa que resida numa pequena cidade do interior do Nordeste, por exemplo, pode realizar um curso de altíssimo nível ministrado pelos melhores professores das grandes cidades brasileiras. Tenho certeza de que o congresso será interessantíssimo e contará com novas, criativas e proveitosas idéias”, concluiu.


As informações são do Panorama Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
08/09/2004 Governo gastará R$ 3,3 bi com pessoal
08/09/2004
Alunos vão simular conferências da ONU
03/09/2004
Grupo de trabalho do Fome Zero é instalado após 1 ano e 8 meses
03/09/2004 Escolas indígenas passam por "reciclagem"
03/09/2004 Pequenos respondem por 60% dos empregos
03/09/2004
Rio tem a universidade da fraude, diz Bezerra
02/09/2004
Escolas começam a coibir uso do cigarro
02/09/2004
Desafio agora é melhorar ensino, diz diretor da Unesco
02/09/2004 Governo promete fazer censo de moradores de rua
01/09/2004 Expansão chega ao consumo das famílias