.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

escola
10 /05/2005

Seminário alerta para baixo índice de aproveitamento dos estudantes

CRATO (CE) - Enquanto o Governo desenvolve programas de alfabetização de adultos, as crianças estão saindo da escola sem saber ler nem escrever. De cada dez crianças que terminam a 4ª série do Ensino Fundamental, apenas quatro saem alfabetizadas.

A estatística, considerada alarmante, foi avaliada ontem por prefeitos e secretários de Educação de mais de 20 municípios do Cariri, representantes do Unicef e da Secretaria da Educação Básica do Estado (Seduc), durante o Iº Seminário do Comitê Regional de Alfabetização Infantil, realizado no Hotel Encosta da Serra, no Crato .

Está falha no ensino é preocupante, segundo o representante do Unicef, Rui Araújo. “É preciso que a escola disponha de programas mais eficientes na alfabetização de crianças”, observa, destacando que não é somente a metodologia de ensino que está errada, mas um conjunto de problemas, tais como formação de professores e condições de funcionamento das escolas. Isso requer maior empenho das secretarias municipais e acompanhamento pedagógico.

Para a representante da Secretária da Seduc, Maria Luiza Aguiar, o nível de aprendizagem das crianças no Ceará é muito baixo. Elas estão aprendendo menos. O estudante deveria terminar a 4ª

série lendo e escrevendo bem, interpretando textos e dominando as quatro operações, o que não acontece.

Maria Luiza defende um esforço dos professores e gestores para preservar o tempo que as crianças passam na escola. Ela propõe também o estímulo à leitura, através de bibliotecas e jornais. A televisão é apontada como outra fonte de informações. “Tudo isso o professor pode fazer na sua dinâmica de aula”, diz.

A queda do rendimento no Ensino Fundamental se estende também ao Ensino Médio. A representante da Seduc avalia que muitos alunos chegam ao Ensino Médio com déficit de aprendizagem.

Durante o evento foram empossados os membros do Comitê Regional de Educação Infantil, que tem como presidente a secretária de Educação e vice-prefeita do Crato, Fabíola Alencar.

O Crato foi escolhido para sediar o encontro porque, segundo o representante da Unicef, é o berço da cultura cearense. A iniciativa vai impulsionar o trabalho no restante do Ceará.


As informações são do Diário do Nordeste, de Fortaleza - CE.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
10/05/2005 USP abre inscrições para transferência
09/05/2005 Mercado eleva previsão de inflação pela décima semana seguida
09/05/2005 Recursos vão para os que têm pior índice
06/05/2005 Imaginarium lança produtos em parceria com ONG Sou da Paz
06/05/2005 Rádios comunitárias prestam serviços e enfrentam problemas
06/05/2005 Rede de Tecnologia Social pretende replicar iniciativas em 2005
05/05/2005 Itapipoca realiza Feira da Economia Solidária
05/05/2005 Seminário discute regras para controlar ONGs
05/05/2005 Jovens da periferia mostram o que pensam em fanzines