.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

evento
11 /05/2005

Conferência no Sul tenta atrair ONGs e empresas a ODM

Estimular empresas e organizações não-governamentais que atuam na região Sul a participarem das ações voltadas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma série de metas socioeconômicas que os países das Nações Unidas se comprometeram a atingir até 2015. Com essa proposta a ONG Cidade Futura realiza de hoje a sexta- feira, em Criciúma (SC), a 3ª Conferência Sul de Responsabilidade Social. A idéia é que do encontro resulte uma agenda regional de atividades sociais.

“O que queremos é um desenvolvimento participativo. Não podemos esperar até 2015. Há coisas que precisam ser feitas agora. Por isso queremos estabelecer uma plataforma de compromissos que envolva os três setores [governo, iniciativa privada e ONGs]”, afirma o coordenador da Cidade Futura, José Paulo Teixeira. Ele destaca que serão elaboradas três agendas preliminares, das empresas, das organizações e da juventude, que serão discutidas nos seminários e depois compiladas num programa de desenvolvimento humano e sustentável para o Sul.

Com esse convite à participação dos jovens para a elaboração da Agenda Social Cidadã, o evento reafirma a importância desse grupo para as metas da ONU. “A juventude está na nossa pauta desde 2003, quando houve a 2ª Conferência. Queremos mobilizar o protagonismo juvenil. Eles são os mais bem dispostos e engajados nas ações sociais”, afirma Teixeira. O coordenador da Cidade Futura ainda frisa que eles serão “fundamentais nas discussões sobre as tecnologias sociais e educativas”, como nas técnicas para aulas dentro das empresas. “Todas as fundações ligadas à educação do Brasil, como o Instituto Ethos e a Fundação Banco do Brasil, mostrarão seus trabalhos. Precisamos conhecê-las para saber se podem ser replicadas aqui”, completa.

A abertura do evento será transmitida ao vivo pela página da Conferência na internet. Dentre os palestrantes do primeiro dia estão o representante do PNUD e coordenador da ONU no Brasil, Carlos Lopes; o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique Silveira; o reitor da UFSC (Universidade Federal da Santa Catarina), Lúcio José Botelho; o secretario especial da Presidência da República e coordenador dos Objetivos do Milênio no governo federal, André Spitz; e a analista de programa do PNUD Marielza Oliveira.

A conferência ainda terá um espaço destinado à apresentação de projetos considerados marcas e exemplos de responsabilidade social. A idéia é oferecer subsídios para que empresários, jovens e membros de organizações definam quais serão as prioridades de suas agendas. Além disso, haverá uma Mostra de Projetos e Tecnologias Sociais, na qual as universidades também poderão apresentar exemplos de iniciativas de todo o Brasil.

A estimativa dos organizadores é de que esta terceira edição do evento reúna entre 150 e 200 pessoas. A 1ª Conferência foi realizada em abril de 2001, em Florianópolis, capital de Santa Catarina, com o tema “Promover os valores da vida com cidadania e responsabilidade social”. O segundo encontro foi em 2003, em Joinville, no mesmo Estado, só que sob a temática do “Desenvolvimento social e sustentável”.

Os seminários e exposições serão realizados nos auditórios da SATC (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Criciúma) e da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, Santa Catarina. Outras informações podem ser obtidas com Samantha pelo telefone (48) 322-1706.

As informações são do PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
10/05/2005 Inflação pelo IGP-DI cai quase pela metade em abril
10/05/2005 ONG vê no jovem o principal articulador social se o instrumento é a Arte
10/05/2005 Onda Jovem voltada para ONGs, educadores e pesquisadores chega ao mercado
10/05/2005 Seminário alerta para baixo índice de aproveitamento dos estudantes
10/05/2005 USP abre inscrições para transferência
09/05/2005 Mercado eleva previsão de inflação pela décima semana seguida
09/05/2005 Recursos vão para os que têm pior índice
06/05/2005 Imaginarium lança produtos em parceria com ONG Sou da Paz
06/05/2005 Rádios comunitárias prestam serviços e enfrentam problemas