HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Especial Seminário Cidades Sem Muros
12/12/2006
Diretora recebe prêmio por transformar escola

Cássia Gisele Ribeiro
especial para o GD



A diretora da escola pública Maria de Fátima Borges de Oliveira foi um dos destaques do seminário Cidades sem muros: construção de comunidades de aprendizagem, onde recebeu o prêmio Educador Inventor 2007. O prêmio foi um reconhecimento ao trabalho da educadora, que reergueu a escola pública Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Pezzotti, localizada na região de Pinheiros, em São Paulo.

"Quando assumi a escola, em 1997, a comunidade do entorno estava querendo derrubar a escola. Isso porque ela centralizava o tráfico de drogas da região, era uma escola ruim e com altos índices de violência", contou. "É uma contradição existir uma escola assim no quadrilátero mais rico da cidade".

Pensando nisso, a diretora decidiu procurar os agentes sociais do bairro com o objetivo de estabelecer parcerias para reerguer a instituição. "Descobri que o povo é generoso, se apropria da educação e está disposto a ajudar", disse. As parcerias mais firmes realizadas pela educadora foram com a Pontifícia Universidade Católica, a Universidade de São Paulo, a Sociedade Brasileira de Psicanálise e os Postos de Saúde.

"Uma de nossas maiores demandas era a falta de apoio psicológico. Temos alunos autistas, psicóticos, usuários de drogas. Além disso, os professores também precisam de apoio em determinadas situações", contou. E não foi só com as grandes instituições do entorno que a diretora teve que fazer um acordo. "Tive que marcar uma reunião com os traficantes de drogas da região, explicar a situação e pedir que eles se afastassem da escola".

Os resultados da ação foram comprovados em avaliação realizada pela escola no início desse ano, que mostrou que o desempenho escolar dos alunos aumentou em até 90% depois de quatro anos na escola.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriore
12/12/2006
Padre é premiado por trabalho no Jardim Ângela
12/12/2006
Bairro-escola ajuda a resolver problemas sociais
12/12/2006
Três pessoas ganham Prêmio Educador InventorTrês pessoas ganham Prêmio Educador Inventor
12/12/2006
Iniciativas transformam a vida de jovens estudantes
12/12/2006
Livro traz experiências de integração escola-comunidade
12/12/2006
Favela de Heliópolis ganha novo projeto educacional
12/12/2006
Kassab integra escola, saúde e esporte em SP
11/12/2006 Conjuntos residenciais aprenderão a reciclar
08/12/2006
Iniciativa pretende formar o torcedor do futuro
07/12/2006 São Paulo vira cidade do Samba