.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

feira educar
13 /05/2005

Educador 2005, congresso reúne 60 especialistas da área

De 18 a 21 de maio, acontece, em São Paulo, a 12ª edição do Congresso Internacional Educador/Feira Educar. Reunindo cerca de 60 especialistas em psicologia e educação do Brasil e do exterior, o encontro deste ano tem como tema central 'Do aprender passivo ao saber que transforma: a educação na era da informação'.

Cada vez mais presente nos encontros sobre educação, a relação entre a mídia e a escola também terá seu espaço. Greg Butler, professor da Ciência da Computação, da Universidade de Concordia, Canadá, falará de que forma a tecnologia pode levar alunos e professores a atingirem êxito (dia 19, às 15 horas).

A palestra do pedagogo Luca Rischbieter terá como temática a internet como instrumento para melhorar a qualidade das propostas pedagógicas (dia 19, às 17 horas). O secretário de estado de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, abordará o tema: Do aprender passivo ao saber que transforma, a educação na era da informação (dia 18, às 10h30).

Já a educadora com especialização infantil, Cássia D'Áquino Filocre, apresentará a seguinte palestra: A criança vai às compras, os perigos e os prazeres da infância na sociedade do consumo. Cássia é o único membro sul-americano da International Association for Children's Social and Economics Education, organização com sede na Inglaterra. (dia 19, às 15 horas).

A relação entre a criança e a TV será o tema da mesa-redonda que contará com a presença de Cao Hamburger, roteirista e diretor de TV, e de Beth Carmona, diretora da TVE-Rede Brasil (dia 18, às 18h30). O público ainda terá a oportunidade de conferir a apresentação da presidente da MULTIRIO, Regina de Assis. Ela falará sobre Mídia, educação e cultura: para estudar mais e melhor (dia 21, às 11 horas).

Leia o resumo de cada apresentação:
Como a tecnologia pode levar alunos e professores a atingirem seu pleno potencial - Greg Butler

Para que o mundo sobreviva e prospere no novo século, as pessoas precisarão aprender mais e de forma diferente. Os alunos precisarão desenvolver mais habilidades e conhecimentos do que qualquer geração anterior. A tecnologia pode ser vista como um catalisador, um amplificador, que permite aos professores e aos alunos avançar mais. Contudo, o sucesso depende do desenvolvimento profissional efetivo, que leve um excelente ensino a integrar-se a uma tecnologia de sucesso.

Da paciência de Jó à pedagogia Freinet: a internet para melhorar a qualidade das propostas pedagógicas - Luca Rischbieter
A internet não é um recurso estanque, muito menos restrito às escolas e professores acostumados ao uso de novas tecnologias. Essa rede mundial pode ser usada criativamente para melhorar a qualidade do ensino em todos os seus aspectos, do ensino dos conceitos mais tradicionais até para o desenvolvimento da pedagogia de projetos.

Do aprender passivo ao saber que transforma: a educação na era da informação - Gabriel Chalita
A dicotomia entre acesso a conteúdos e formação, informação e conhecimento, entre o aprender passivo e o saber que transforma é o tema do Educador 2005. Para abordar esta questão fundamental na educação contemporânea é necessária uma visão multidisciplinar e humanista, um olhar integral, que englobe cultura, filosofia, arte, ciência, razão e sensibilidade.

A criança vai às compras: os perigos e os prazeres da infância na sociedade de consumo - Cássia D'Aquino Filocre
Não é uma questão de opção: a criança está inserida na sociedade de consumo. Acompanha os pais às compras, vê noticiários, direta ou indiretamente convive com dinheiro. Por isso, é fundamental que a educação também contemple esses aspectos, sem preconceitos e com o equilíbrio necessário. É preciso que esteja preparada para compreender a realidade criticamente e viver também, sem mistificações, a satisfação de consumir, a partir de certos princípios e critérios.

A criança frente à TV: a qualidade da programação infantil brasileira - Beth Carmona e Cao Hamburger
A criança brasileira passa, em média, pelo menos quatro horas diárias em frente à televisão. Isso é bom ou ruim? Para alguns educadores, é prejudicial à medida em que inibe o interesse pela leitura e estimula a passividade; para outros, ao contrário, é positivo, à medida em que a TV (e o sucesso de sua linguagem) é um dado da realidade, do qual não podemos esconder. A questão é: qual é a qualidade da programação que hoje está disponível para nossas crianças?

Mídia, educação e cultura: para estudar mais e melhor - Regina de Assis
As novas tecnologias não representam apenas um recurso a mais para o professor. Na verdade, possibilitam o acesso a um novo ambiente, a um espaço de trocas de aprendizagem virtual que podem ampliar em muito os limites da sala de aula. Ainda há muito a avançar para tirar o máximo proveito dos novos recursos.

Informações:

Os interessados em participar do Congresso devem acessar o site www.educador.com.br, onde encontrarão a grade de palestras, o valor do investimento e a ficha de inscrição. Para visitar a Feira basta imprimir o convite no site www.feiraeducar.com.br ou adquirir o ingresso por R$ 5,00 no local do evento.

Congresso Internacional de Educação - Educador
Feira Internacional de Educação
Data: 18 a 21 de maio de 2005
Horário do congresso – das 9h30 às 19h30
Feira – das 10 às 20h
Local: Pavilhão Branco do Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto nº 333
Vila Guilherme – São Paulo/SP
Público alvo: Profissionais de educação em geral.

As informações são do site Multirio.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
13/05/2005 Bienal começa com crítica a Lula por "ataque à língua"
13/05/2005 Projeto quer tirar 200 jovens de semáforos
13/05/2005 MEC quer começar novo fundo com R$ 1,9 bilhão
12/05/2005 ECA completa 15 anos sem ainda ter conseguido ser integralmente cumprido
11/05/2005 Conferência no Sul tenta atrair ONGs e empresas a ODM
11/05/2005 Problemática do trabalho infantil é retratado em livro
11/05/2005 Trabalhador vai pagar mais ao INSS a partir de junho
10/05/2005 Inflação pelo IGP-DI cai quase pela metade em abril
10/05/2005 ONG vê no jovem o principal articulador social se o instrumento é a Arte