.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

globalização
15/04/2005
Simpósio debate como o Brasil incluirá comunidades carentes no aprendizado do inglês

Num mundo cada vez mais globalizado, o domínio da língua inglesa pode ser mais um fator de exclusão para as populações carentes. A falta de conhecimento do idioma dificulta a obtenção do emprego, reduz as oportunidades de ascensão social e impede o acesso a informações contidas em livros, revistas, jornais e na internet.
Hoje o inglês é a primeira ou segunda língua de cerca de 1,5 bilhão de pessoas, o equivalente a 25% da população mundial, e o idioma oficial de 85% das organizações internacionais. Apesar deste quadro, o ensino de inglês não é prioridade do Ministério da Educação (MEC), que não inclui livros de língua estrangeira no material didático distribuído gratuitamente na rede pública de ensino.

Aumentar o acesso das comunidades carentes brasileiras ao aprendizado de inglês é um dos grandes desafios da Educação contemporânea e tema do Simpósio Internacional "Inglês no mundo contemporâneo: ampliando oportunidades sociais por meio da educação", que vai reunir em 26 de abril 60 representantes dos segmentos de políticas públicas, setor privado, mídia e ONGs, além de representantes da comunidade brasileira do ensino de inglês no Centro Brasileiro Britânico (Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros). O encontro é promovido pela TIRF – TESOL International Research Foundation, única fundação internacional dedicada ao desenvolvimento e disseminação da pesquisa e da prática no ensino-aprendizagem de inglês.

Participam do encontro membros da TIRF como Koffi Edoh (consultor do Banco Mundial, onde trabalhou dez anos como especialista em educação), Donald Freeman (Diretor do Centro de Educação, Capacitação e Pesquisa para Professores de Línguas da School for International Training), Thierry Pedros (Diretor das Séries Internacionais Didáticas da Disney Publishing Worldwide), Joanne Dresner (Presidente do setor de Ensino da Língua Inglesa da Pearson Longman), Terry Toney (Diretor da Divisão de Costumer Services do British Council).

O grupo de debatedores brasileiros será formado por Maria Antonieta Celani, única brasileira do conselho da TIRF (professora emérita da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde fundou o Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas), Luiz Paulo da Moita Lopes (professor de Lingüística Aplicada da UFRJ), Flávio Pimenta (presidente da Associação Meninos do Morumbi), o economista Paulo Rabello de Castro (presidente SR Rating) e os jornalistas César Tralli (Rede Globo) e Gilberto Nascimento (editor da seção IstoÉ Cidadania, da revista IstoÉ).

O encontro vai colocar em debate o papel do inglês na expansão da mobilidade e das oportunidades sociais por meio da educação, com três objetivos. O primeiro é a formulação de questões-chave, sociais, econômicas e educacionais sobre o papel do inglês na criação de oportunidades sustentadas de acesso e de mobilidade social na sociedade brasileira.

O segundo é a seleção de prioridades para pesquisa e políticas de desenvolvimento. O último objetivo é desencadear o processo de identificação das melhores práticas reais e potenciais para se enfrentar as necessidades detectadas.

O simpósio é realizado com apoio da Spencer Foundation, fundação de pesquisa educacional sediada nos Estados Unidos, além da colaboração da Cultura Inglesa, British Council, Consulado dos Estados Unidos e World Learning do Brasil.

As informações são do Instituto Ethos de Responsabilidade Social.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
14/04/2005
Projeto incentiva preservação ambiental
14/04/2005
Editoras líderes investem em livros de bolso para ampliar público
13/04/2005
Servidores paralisam atendimento nos postos do INSS hoje e amanhã
13/04/2005
Crianças que participam da Canara Mirim dão lição de cidadania
13/04/2005
Artistas criam fórum sobre violência
12/04/2005
Inflação atinge a maior taxa em mais de 6 meses
12/04/2005
Atendimento à saúde se estende também a cuidados sociais
12/04/2005
Projeto de lei garante passe-livre para alunos carentes
12/04/2005
Indígenas têm ensino de nível baixo, diz relator da ONU
12/04/2005
MEC terá banco de dados para consulta de empresas