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consumo
16/03/2004
Escolas e crédito ‘fácil’ são principais queixas dos consumidores no Sudeste

BRASÍLIA, RIO e SÃO PAULO. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, aproveitou as comemorações do Dia Internacional do Consumidor, ontem, para divulgar balanço das principais ações em 2003 e uma lista das reclamações mais comuns registradas pela população de cada região. A lista mostra que os consumidores enfrentam problemas em diversas áreas do país.

No Sudeste, o setor que recebe mais reclamação é o de estabelecimentos de ensino, seguido por serviços de títulos de capitalização, que oferecem empréstimos “fáceis” em anúncios nos jornais. O consumidor é levado a fazer um depósito sob a justificativa de estar pagando taxas e depois nunca recebe o empréstimo.

No Nordeste, os planos de saúde dão mais dor de cabeça aos consumidores, seguidos pelos títulos de capitalização e pela má prestação de serviços de telefonia. No Sul, o maior problema também está na telefonia, seguida pela exigência de cheques-caução para internação hospitalar.

Maquiagem
Uma das principais medidas adotadas pelo DPDC ano passado foi, por exemplo, a aplicação de multas de R$ 4,09 milhões em empresas acusadas de maquiar as embalagens de seus produtos.

A Santher, por exemplo, foi multada em R$ 2,128 milhões por reduzir o rolo de papel higiênico; e a Todeschini, em R$ 532 mil por reduzir a gramatura de 15 tipos de biscoito.

Apesar de ter recebido só R$ 530 mil do total de penalidades aplicadas, o DPDC ressaltou que, pela primeira vez na História, inscreveu uma multa em dívida ativa. Foi contra a Fiat, que quitou seu débito em janeiro de 2004.

Segundo o diretor do DPDC, Ricardo Morishita, os consumidores demonstraram em 2003 que estão cada vez mais exigentes. Para ele, o resultado foi sentido principalmente pelas marcas líderes, que sofreram forte concorrência dos produtos de empresas menos conhecidas, mas de melhor preço e qualidade similar.

O DPDC também escolheu ano passado o símbolo transgênico nas rotulagens de produtos geneticamente modificados e aumentou a integração com as ouvidorias das agências reguladoras nos setores de telefonia e energia elétrica.

Cartilha
Para evitar abusos, o DPDC também lançou ontem cartilhas para orientar os consumidores sobre como agir em caso de problemas com títulos de capitalização e cartões de crédito. As cartilhas estão no site do DPDC: www.mj.gov.br/dpdc.

O Dia do Consumidor foi comemorado ontem no Largo da Carioca, no Rio, na 7 Expo Consumidor em Destaque. Empresas montaram estandes para atender os consumidores.

Em São Paulo, os bancos ainda se recusam a aceitar o Código de Defesa do Consumidor. O setor ficou, na lista divulgada ontem pelo Procon-SP, com a segunda colocação entre os mais reclamados em 2003, com 2.876 queixas no município de São Paulo. A telefonia foi a primeira colocada, pelo sexto ano consecutivo.





MARTHA BECK
WAGNER GOMES
do jornal O Globo

   
 
 
 

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