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insatisfação
24/03/2004
Clientes da Eletropaulo desconfiam do valor cobrado pela empresa

SÃO PAULO - A Eletropaulo, que segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi considerada a pior distribuidora da região sudeste, ainda tem muito o que melhorar, segundo os consumidores. Os clientes desconfiam do valor cobrado pela companhia na conta de luz e reclamam de não receberem avisos antecipados do corte de energia. De acordo com o levantamento, de zero a 100, a Eletropaulo apresentou nota 60,01 em 2003. Apesar de um pouco melhor do que no anterior (58,07 em 2002), a avaliação ainda é menor do que a média nacional.

Na pesquisa, realizada pelo Instituto Vox Populi, foram feitas 19.220 entrevistas na área de concessão das 64 concessionárias distribuidoras de energia elétrica. O levantamento nas áreas de concessão da Eletropaulo foi realizado do dia 25 de outubro a 2 de novembro de 2003.Foram feitas 450 entrevistas nos municípios de Cajamar, Itapevi, Mauá, Osasco, Santo André, São Caetano, Taboão da Serra e São Paulo.

De acordo com o Índice de Satisfação do Consumidor (IASC), a nota da empresa no item segurança no valor cobrado foi 56,10, menor do que os 56,40 de 2002. Os avisos antecipados sobre o corte de energia também não foram cumpridos na maior parte das vezes. A avaliação para os avisos antecipados sobre corte de energia por conta da manutenção programada da rede foi 58,20 em 2003. A nota foi ainda pior quando se tratou de aviso antecipado sobre corte de energia para quem não pagou a conta. Nesse caso, de acordo com o levantamento, a nota chegou no ano passado a 44,65, a pior avaliação recebida pela Eletropaulo.

Ainda segundo o estudo, o fornecimento de energia sem interrupção teve avaliação 69,90 em 2003, o fornecimento de energia sem variação de tensão teve pontuação 69,84 e a confiabilidade nos serviços prestados 62,47. A confiabilidade das soluções dadas apresentou nota 63,72 e a rapidez na volta da energia quando houve interrupção 67,36. O acesso a empresa teve nota 69,90 e a pontualidade na prestação de serviços 64,02. Já a facilidade para entrar em contato com a empresa recebeu nota 65,49 e a cordialidade no atendimento 71,84.

A maior pontuação no caso da Eletropaulo foi dada a facilidade de acesso aos postos de recebimento de conta (83,11), que já representa um avanço sobre o ano anterior (78,91). Os entrevistados informaram que não gostaram muito do detalhamento das contas. Esse item recebeu nota 63,90. Os esclarecimentos sobre direitos e deveres teve nota 58,82 e as orientações igualitárias a todos os consumidores apresentou conceito 61,46.

Ricardo Lima, vice-presidente Comercial da AES Eletropaulo, reconheceu as falhas, mas disse que o consumidor de São Paulo é muito exigente. Ele afirmou que a empresa investiu R$ 180 milhões na melhoria da rede em 2002 e R$ 217 milhões no ano passado. Para este ano, estão programados mais R$ 203 milhões. Segundo o executivo, algumas medidas para melhorar o atendimento foram criadas no final do ano, depois da pesquisa da Aneel.

"O resultado da pesquisa foi muito bom. Pelo terceiro ano consecutivo, o índice de satisfação do cliente melhorou. Não atingimos a média nacional, mas os nossos clientes são muito exigentes", disse, acrescentando que a empresa distribui mensalmente 200 mil cartas para clientes avisandosobre os desligamentos programados.

 

 

WAGNER GOMES
do Globo Online

   
 
 
 

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