cidade
25/06/2008

Identidade italiana volta a ser preservada no Brás

Keila Baraçal

O tom italiano voltará a reinar pelas ruas do Brás. É o que planejam os moradores da região, através de uma reforma comandada pela Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) em parceria com a equipe integrada pelo arquiteto Márcio Lupion. O projeto – tido ainda como embrionário – pretende executar uma remissão à arquitetura de fábricas e, ao mesmo tempo, fazer que com as lojas fiquem em sintonia com a modernidade.

De acordo com Lupion, a região está sem um perfil visual definido. Por conta da chegada do projeto Cidade Limpa na capital, as lojas tiveram de tirar seus outdoors das ruas. E, para que os locais voltem a ter a originalidade construída pela comunidade italiana fundadora do bairro, segundo ele, será preciso ‘descascar’ as paredes e recuperar os tijolos característicos da região.

Mas, além da aparência fabril, o Brás também tem outra característica que atrai não somente os paulistanos mas gente de todos os cantos do Brasil: as compras no atacado e no varejo. Nesta parte do plano, a meta é fazer com que o fluxo de pessoas e de carros seja facilitado. Para amenizar a aglomeração de gente, a proposta é alargar as calçadas. A questão ambiental também não será esquecida – haverá o plantio de mudas de árvores e, em algumas ruas, a presença de ipês.

Ainda não existe uma data preestabelecida para o projeto sair definitivamente do papel. Por ora, há apenas algumas conversações entre a prefeitura, moradores e lojistas. O plano de reforma passará ainda por aprovação governamental, mas Lupion ressalta que os comerciantes estão animados e desejosos de que a reforma ocorra o quanto antes. “Vamos resgatar o passado, mas assumir um Brás moderno”, conclui.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
23/06/2008 Festival leva dança às ruas do centro
19/06/2008
São Paulo tem novos museus temáticos
17/06/2008 Primeira terça-feira com fraldas no cinema
17/06/2008 Mercadão incrementa seus projetos de visitas
16/06/2008 Começam os preparativos para Virada Esportiva
13/06/2008 Campeonato de arremesso de celular
13/06/2008
Cantor apresenta “Mameluco Afro Brasileiro”
12/06/2008
Chefs de todo o mundo discutem cozinha brasileira
12/06/2008
Pais serão notificados quando filho faltar na aula
09/06/2008 Professora abole lousa e planta árvores com os alunos
Mais matérias