.

              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

consulta nacional
25/08/2005
Escola deve escutar estudante para reduzir violência, diz pesquisadora

Por Fernanda Murachovsky
especial para o GD


Quase a metade (45%) dos alunos de escolas públicas brasileiras afirmam que não conseguem se concentrar nas aulas por conta da violência na escola. Esse é um dos dados da pesquisa de Miriam Abramovay, revelados durante uma das mesas redondas da Consulta Nacional sobre Violência contra a Criança e o Adolescente, que ocorreu de 23 a 25 de agosto no Parlamento Latino-Americano (SP).

De acordo com a pesquisadora da Unesco, "na escola, tanto os alunos como os professores são vítimas". Todos eles estão sujeitos à violência, não só à física, mas também à institucional (por exemplo, o professor que falta), simbólica (humilhação ou até apelidos, decorrentes de relações hierárquicas) ou às chamadas microviolências (atos de incivilidade), a forma mais comum, considerada, em geral, sem importância.

Dados de 2003 mostram que 20% dos estudantes já agrediram colegas, e que 20 mil jovens já entraram com armas de fogo dentro da escola. Fatores internos e externos contribuem para essa situação, mas, de acordo com a palestrante, ela é fruto de um processo de massificação, no qual a instituição se ampliou e começou a receber um número maior de alunos. Em função disso, não há espaço para a escola escutar o adolescente e para que este fale de seus problemas.

Nesse sentido, a proposta de Ricardo Henriques, titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) e participante do evento, é transformar a escola numa rede sócio-pedagógica, na qual se promova, além do ensino, o aspecto social. É preciso ainda reconhecer a importância da diversidade como meio de melhora do ensino, incentivando sua manifestação. O secretário sugere, assim, uma instituição com abertura para a família, que saiba valorizar, além dos conteúdos universais, os saberes locais.

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANteriores
19/08/2005 USP oferece formação superior a indígenas
18/08/2005 Curso de Contadores de Histórias
17/08/2005 Cidade ganha aliado contra a violência sexual
16/08/2005 Brasileira representante das 8 Metas do Milênio chega ao país
16/08/2005 ONG estimula liderança Voluntária
16/08/2005 Professores recebem capacitação para lidar com deficiência visual
15/08/2005 Experiência comunitária em favela paulistana passa a representar programa da ONU
15/08/2005 Educação de Trânsito chega a alunos paulistas
12/08/2005 Educadores da Rede Municipal de Ensino participam do Curso Educador Comunitário na USP Leste