.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Alerta
25/10/2004
Crescimento pode causar novo apagão no Brasil

O jornal inglês Financial Times, na sua edição desta segunda-feira, 25, diz que o crescimento econômico no Brasil pode causar novo apagão no País. "Os investidores estão otimistas quanto à perspectiva de crescimento econômico no Brasil neste ano, mas há uma preocupação cada vez maior com a possibilidade da fraca infra-estrutura do país não acompanhar tal ritmo de crescimento e entrar em colapso, como em 2001", diz a publicação.

O períodico fala sobre o alerta do Operador Nacional do Sistema (ONS), que fiscaliza o setor elétrico, sobre a necessidade de novo racionamento de energia e lembra que entre 2000 e 2001 a economia do País também crescia em um ritmo superior a 4,5% ao ano.

"O racionamento de energia elétrica modificou esse quadro e, desde então, a média de crescimento anual tem sido de apenas 1%". Segundo o jornal, a empresa de consultoria paulista, Tendências, diz que o setor elétrico precisa de investimentos de R$ 20 bilhões (US$ 7 bilhões) ao ano durante os próximos dez anos para acompanhar a demanda.

"O governo deve fornecer um terço dessa cifra. Vários grupos internacionais de energia elétrica, que se arrependem de terem investido pesado no Brasil no final dos anos 90, enfrentam problemas ainda maiores em seus mercados domésticos. Tais grupos dificilmente fornecerão o restante dos investimentos. A conclusão poderia ser que as luzes comecem a se apagar em breve", enfatiza.

Para o autor da matéria, Jonathan Wheatley, os fundos de pensão podem ser a saída da crise energética no Brasil. "Um motivo para otimismo é o interesse que os fundos de pensão têm manifestado em relação ao setor. É exatamente de instituições desse tipo, nas quais tanto os compromissos quanto as necessidades de bens são regidos por metas de longo prazo, que se esperam investimentos para o setor", diz.

Em relação à infra-estrutura do País, o artigo a descreve como sucateada. "Outros setores brasileiros de infraestrutura também precisam de dinheiro. O transporte é um deles. Neste ano haverá uma redução de 20 milhões de toneladas na capacidade do sistema para transportar cargas aos portos no sul do país, segundo os exportadores de grãos".

"Mas sabe-se que a necessidade é a mãe da invenção. Poucos são os que duvidam da necessidade de que seja investido mais capital privado na infra-estrutura brasileira", conclui.

 

As informações são do jornal A Tarde, Salvador - BA.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
22/10/2004 Desemprego cai ao menor nível do ano
22/10/2004
No Brasil, 25% das famílias são chefiadas por mulheres
22/10/2004
Prefeito eleito terá curso de gestão pública
22/10/2004 Programa vai prevenir acidentes com crianças
22/10/2004 Violência policial cresce em quatro anos
21/10/2004
Governo tenta estimular empresas e ONGs a investir no ensino técnico
21/10/2004
Hoje será lançado disque-denúncia contra abuso e violência sexual
21/10/2004 Aumenta número de denúncias sobre irregularidades no Bolsa Família
20/10/2004 Corrupção não diminuiu no país desde o ano passado
20/10/2004
Rio é uma sala de aula de história