.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

cuidados
22/10/2004
Programa vai prevenir acidentes com crianças

Sete mil crianças e adolescentes morrem por ano por causa de acidentes domésticos e de trânsito. O dado faz parte da tese de doutorado da cirurgiã pediátrica Simone Campos Vieira Abib. O único levantamento oficial é de 2001, do Ministério da Saúde, e mostra que 40 mil crianças sofrem ferimentos, com seqüelas permanentes, pelos mesmos motivos.

Para incentivar medidas que reduzam estes números, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está criando o 'Programa para Prevenir Acidentes com Crianças em Casa e na Rua'. Ele será lançado nesta sexta-feira. O objetivo é também alertar a população sobre perigos que podem causar acidentes, muitas vezes, fáceis de serem evitados.

"Guardar medicamentos e produtos de limpeza longe do alcance das crianças, tapar as tomadas de energia elétrica que não estejam em uso e isolar áreas de risco, como piscinas e banheiras, para que a criança só tenha acesso a eles em companhia de adultos são apenas algumas das ações de prevenção possíveis", explica o cirurgião ortopedista Sérgio Nicoletti e coordenador do programa.

O programa da Unifesp é divido em várias frentes. Uma das idéias é criar cursos para professores do Ensino Fundamental, para que eles orientem os alunos sobre cuidados para evitar acidentes. Outra é criar parcerias para disseminar informações em meios de comunicação, como o rádio. Também será criada uma biblioteca única com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), para que dados sobre o tema sejam reunidos num único local.

"A iniciativa deverá contribuir para a diminuição dos custos gerados pelos acidentes. Afinal, educar a população quanto à prática eficaz dos primeiros socorros e promover medidas preventivas contra acidentes são ações que tendem a reduzir os gastos com pagamentos de indenizações, reposição de bens danificados e custos para o tratamento de pacientes", conclui Nicoletti.

As informações são do jornal O Globo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
22/10/2004 Violência policial cresce em quatro anos
21/10/2004
Governo tenta estimular empresas e ONGs a investir no ensino técnico
21/10/2004
Hoje será lançado disque-denúncia contra abuso e violência sexual
21/10/2004 Aumenta número de denúncias sobre irregularidades no Bolsa Família
20/10/2004 Corrupção não diminuiu no país desde o ano passado
20/10/2004
Rio é uma sala de aula de história
20/10/2004 Governo faz parceria para fiscalizar o Bolsa Família
19/10/2004
Faculdade pode criar vaga em troca de bolsa
19/10/2004
Cultivo de mexilhão pode render R$ 30 mil a comunidades paranaenses
19/10/2004
Curso forma 2 mil em eficiência energética