.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

capacitação
22/10/2004
Prefeito eleito terá curso de gestão pública

A nova leva de políticos eleitos que assumem no ano que vem e as mudanças ocorridas no âmbito da administração municipal no Brasil na última década levaram a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) a elaborar um programa de capacitação destinado aos prefeitos: o seminário "Novos Gestores Municipais", que tem o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do PNUD.

A idéia é mostrar para os prefeitos, principalmente de lugares distantes das metrópoles, o "verdadeiro modus operandi" de uma prefeitura, segundo Conceição Pereira, organizadora do evento. “Hoje, os prefeitos têm mais responsabilidades, como, por exemplo, a Lei de Responsabilidade Social”, diz.

O seminário será dividido em dez edições, e cada edição será realizada em uma região do país. A primeira ocorre entre 26 e 29 de outubro em Canela (RS), e pretende atingir os prefeitos eleitos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “A procura é tão grande que alguns prefeitos do Maranhão e Roraima devem vir para esta edição”, conta Conceição. Segundo a CNM, o objetivo é, ao final da série de eventos, ter atingido 70% dos prefeitos eleitos do Brasil.

O conteúdo dos seminários, de acordo com Conceição, vai se adaptar às realidades locais. Isto é, o que será apresentado aos administradores municipais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul é diferente do conteúdo que vai ser passado aos prefeitos do Nordeste, por exemplo.

Os temas, porém, serão os mesmos: educação, saúde, assistência social, receita municipal, finanças públicas, planejamento urbano, questões fundamentais sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), licitações, planejamento, orçamento municipal e controle interno, trânsito, entre outros. Os participantes vão receber uma coletânea de 16 volumes com textos variados sobre administração municipal.

A cada edição, vários especialistas em políticas públicas e no mínimo três ministros farão apresentações. Em Canelas, os ministros da Educação, Tarso Genro, das Cidades, Olívio Dutra e da Coordenação Política, Aldo Rebeldo, participam das discussões.

A última edição do seminário será em janeiro do ano que vem, e, segundo Conceição, já em fevereiro de 2005 o CNM pretende lançar um programa de capacitação por área em todos os Estados.

As informações são do site PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
22/10/2004 Programa vai prevenir acidentes com crianças
22/10/2004 Violência policial cresce em quatro anos
21/10/2004
Governo tenta estimular empresas e ONGs a investir no ensino técnico
21/10/2004
Hoje será lançado disque-denúncia contra abuso e violência sexual
21/10/2004 Aumenta número de denúncias sobre irregularidades no Bolsa Família
20/10/2004 Corrupção não diminuiu no país desde o ano passado
20/10/2004
Rio é uma sala de aula de história
20/10/2004 Governo faz parceria para fiscalizar o Bolsa Família
19/10/2004
Faculdade pode criar vaga em troca de bolsa
19/10/2004
Cultivo de mexilhão pode render R$ 30 mil a comunidades paranaenses