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ensino
26/08/2004
75 cidades treinam para educação inclusiva

Até o final de agosto, na próxima terça-feira, gestores e professores da rede municipal de 75 cidades brasileiras encerram um treinamento para inclusão, no sistema regular de ensino, de alunos com necessidades especiais — superdotados e portadores de deficiência física, mental, auditiva, visual ou múltipla.

A capacitação é a primeira fase da implantação do "Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade", da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) do Ministério da Educação. No total, 106 cidades participam do projeto, segundo Maria Cristina Abreu Domingos Reis, coordenadora do programa; em 31 municípios o prazo de encerramento da primeira fase foi prorrogado.

Na segunda fase, esses municípios-pólo têm como missão disseminar o treinamento para cidades vizinhas, dentro de uma área de abrangência estabelecida pela Secretaria. Alguns participantes vêm realizando as duas fases concomitantemente, como ocorreu na cidade mineira de Montes Claros. A meta da Secretaria é atingir, até o final do ano, 2 mil municípios e 23 mil pessoas, segundo Maria Cristina.

O objetivo do "Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade" é garantir o acesso e a permanência de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino. A Secretaria oferece apoio técnico e financeiro, disponibilizando material instrutivo e verba para contratação de palestrantes.

Em novembro de 2003, MEC e UNICEF assinaram um termo de cooperação para promover a implantação da educação inclusiva nos municípios brasileiros. À época do lançamento do Programa, 128 cidades foram convidadas a participar. Desse total, 114 municípios compareceram ao primeiro encontro do Programa e 106 aderiram efetivamente e participam até o momento.

A Secretaria de Educação Especial tem apoio do PNUD para fortalecer objetivos e ferramentas para institucionalizar uma política específica no Brasil, o Programa de Expansão e Melhoria da Educação Especial. O país conta com cerca de 500 mil alunos com deficiências visual, auditiva, física ou mental, divididos entre as redes particular e pública de ensino.

As informações são do site PNUD Brasil.

   
 
 
 

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