.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

começar de novo
28/02/2005
Ex-presidiário vira calouro uspiano

Ex-detento, ex-usuário de crack e ex-catador de ferro-velho. Morador de albergues desde agosto de 2002, o desempregado Antônio Sérgio Rosas do Nascimento, 39, se considera um vitorioso. Hoje, sua vida promete dar uma guinada. Antes das 6h, ele deve pular da cama, no albergue São Francisco, sob o "Minhocão", na chamada baixada do Glicério, que abriga cerca de 450 moradores de rua, e seguir em direção ao bairro Ermelino Matarazzo (zona leste).

Na carteira, além do passe de ônibus, o comprovante de matrícula: Nascimento conseguiu a 23ª vaga do curso de ciências da natureza (que estuda processos e conceitos físicos e químicos do ambiente) da nova unidade da Universidade de São Paulo, a USP Leste, depois de passar no vestibular. Com uma cicatriz no canto do olho -diz ele que parte do projétil continua alojado embaixo da arcada direita-, marca de uma briga com um ex-comparsa de assaltos, Nascimento fala com desenvoltura.
"Devo ter uns 15 livros e apostilas no albergue, sem falar nos dois blocos de sulfite que catei no lixo e os quais uso para escrever. Roupa? Duas calças, seis camisas, um par de tênis e outro de sapato. O estudo mantém minha esperança, minha dignidade."

Nascimento foi preso pela primeira vez em 1986 por assalto a mão armada. Saiu um ano e oito meses depois em regime semi-aberto. Em 92, voltou para a cadeia, novamente por assalto. Deixou a prisão em 97, mas foi preso após dois anos, por furto.

Na cadeia, trocou os livros de Sidney Sheldon, "Sabrina" e "Bianca" pela conclusão dos ensinos básico (quando foi preso, havia abandonado a antiga oitava série) e fundamental. Mas o seu "grande barato" era alfabetizar os colegas. Solteiro, com os pais vivendo longe de São Paulo, ele não recebia visita aos domingos na antiga Casa de Detenção do Carandiru. "Os presos me apresentavam para filhos, mulheres e mães. "Esse aí está me ensinando a ler e escrever." Levantou minha auto-estima."
Em julho de 2002, deixou definitivamente a cadeia. Em liberdade, fez cursinhos da Poli e da Educafro. "Foi onde aconteceu o meu processo de ressocialização", explica. "Principalmente pela relação de respeito dos professores. Me senti um cidadão."

Num pedaço de papelão, carregava as dúvidas mais insolúveis. Numa pausa para pensar, ficava decorando, assimilando, tentando entendê-las. Passava horas estudando na praça da República e no Anhangabaú, entre outros pontos do centro. Sempre que possível, arquitetava paradas nas bibliotecas públicas.

"Quero seguir carreira acadêmica. Adoro dar aulas", afirma. Ele diz que entrar na USP sempre foi um sonho distante. "Ainda acho que é uma escola para poucos privilegiados. Devo ser o único uspiano albergado. Até mesmo na zona leste."



ROBERTO DE OLIVEIRA
da Revista da Folha

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
28/02/2005
Universidades federais e empresas estatais vão firmar parcerias
25/02/2005
Terminais e viadutos viram obra de arte
25/02/2005
Desemprego sobe para 10,2% em janeiro
25/02/2005
ONG que dá bolsas em economia e administração prorroga inscrição
24/02/2005
Dentistas vão atender mil crianças carentes em Brasília
24/02/2005
UNE pede e MEC vai criar ouvidoria para ensino superior
24/02/2005
Desemprego tem alta maior entre os mais escolarizados
24/02/2005
Número de pessoas aptas ao trabalho cresce no país, diz IBGE
24/02/2005
Encontro reúne primeiras-damas e secretários municipais de ação social