HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

pós-graduação

31/07/2006

Cursos abordam futsal, musculação e até o Carnaval

Proliferação de MBAs, que incluem também opções como moda, luxo ou gestão de ONG, chega a confundir os alunos

É preciso que o estudante desconfie dos processos seletivos fáceis, recomenda entidade do setor, que vê "banalização" de cursos


A proliferação de MBAs e outros cursos de especialização divide opiniões e causa confusão em estudantes.

Há, por exemplo, MBAs em moda, luxo ou gestão de ONGs. Os cursos de especialização abrangem um leque ainda mais diversificado. A Fundação Educacional Muzambinho (MG) oferece pós-graduação em musculação e "personal training". A Universidade Veiga de Almeida, no Rio, tem pós em Carnaval. Na Universidade Norte do Paraná, há pós-graduação em futebol de salão.

Para Luca Borroni-Biancastelli, secretário-executivo da Anamba (Associação Nacional de MBA), cabe ao aluno separar o joio do trigo. Ele explica que a associação surgiu para estabelecer padrões mínimos de qualidade e entender o que pode ser definido como MBA.

"A marca passou por um processo de banalização. Se não for uma escola de gestão que ensine finanças e administração de recursos humanos, não faz sentido chamar de MBA", diz.

Para Borroni-Biancastelli, um MBA ruim pode atrapalhar em vez de ajudar na disputa por um emprego. "Empresas sofisticadas não aceitam candidatos com um MBA ruim no currículo porque percebem que ele escolheu um curso de quinta categoria e não se deu conta."

Uma das dicas que ele dá para o estudante é desconfiar de MBAs em que o processo de seleção seja muito fácil. "Uma boa seleção dos candidatos é um sintoma de qualidade da escola", afirma.

Gestão de negócios
A diretora de pós-graduação e pesquisas do Centro Universitário Senac, em São Paulo, Flávia Feitosa, concorda que o título de MBA passou por um processo de abuso nos últimos dez anos, mas defende o MBA em moda da instituição e a especialização em gastronomia.

"O mercado da moda é um dos maiores do mundo. Não é um curso sobre questões fúteis", disse. "Tem foco na gestão de negócios; por isso chamamos de MBA."
Sobre a pós em gastronomia, ela argumenta que é um curso que atende a uma demanda crescente pela sofisticação dos serviços de gastronomia na cidade de São Paulo.

Em meio a tantas opções, o publicitário Alexandre Martini Costa, 30, diz que é comum as pessoas ficarem confusas.

"É uma mistura muito grande. Eu fiz um MBA em marketing e tive carga horária de 650 horas. É maior do que muito mestrado", compara.

Ele afirma que não se arrependeu de sua escolha e que aplica o que aprendeu em sua agência de publicidade. "Valeu muito a pena. Eu aprendi coisas novas e fiquei atualizado com o que está acontecendo no mercado", completa.

As informações são da Folha de S.Paulo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
26/07/2006
Pernambuco terá especialização em educação indígena
21 /07/2006
Quadro de desempenho na Prova Brasil de Campo Grande, Curitiba, São Paulo, Macaé e Sertãozinho
14/07/2006
Estudantes aprendem a preservar em Campos
14/07/2006
Escolas com ações comunitárias têm melhor desempenho na Prova Brasil em relação ao restante da capital
12/07/2006
Escola número 1 em 8º série
12/07/2006
Valorização de seus professores faz cidade ficar em primeiro lugar na Prova Brasil
11/07/2006
Relação professor aluno faz escola se destacar na Prova Brasil
03/07/2006
Estudantes se mobilizão por mais horas de aula
30/06/2006
Veja o desempenho de ações para o desenvolvimento social
27/06/2006
Grupo de jovens artistas transforma rampa antimendigo em "casa"