HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 


PARTICIPE
Envie sua opinião

LEIA A REPERCUSSÃO DA coluna

Você não cansou?

“É muito difícil para o governo, e os que dele dependem física e profissionalmente, aceitar a reação da sociedade sã. Os que se posicionam contra as arbitrariedades, incompetência e safadeza do governo e da maioria dos petistas, representam a coluna mestra do país.

Somos poucos, é verdade. Não somos idiotas, e isso também é verdade. Como também é verdade que não participamos da conivência implícita por parte da mídia canhestra e míope que lota as redações.

É muito melhor participar do movimento intitulado Cansei e protestar do que integrar a corrente dos que não possuem visão de futuro e apóiam a roubalheira que ocorre no país.”
Luiz Fernando Pinheiroreportagem@flyfishing.com.br

 

“A conclusão "torrando dinheiro com funcionalismo" foi realmente muito, muito infeliz mesmo, principalmente partindo de um educador tão conceituado. Você poderia ter dito torrando dinheiro em cargos de confiança, torrando dinheiro em ágios de licitação, torrando dinheiro em projetos ruins, torrando dinheiro com gratificações legislativas, mas jamais "torrando dinheiro com funcionalismo".

Você sabe que "funcionalismo" inclui professores e policiais, por exemplo, apenas para dar o exemplo mais evidente da sua injustiça. Sem contar com os inúmeros funcionários de outras carreiras que têm a efetiva esperança em um país sério, e que estão onde estão não por favor político ou necessidade de encosto, mas porque estudaram e fizeram por merecer em um concurso público (é o meu caso).

Portanto, espero que a expressão seja por você melhor repercutida, até para evitar que se seja injustamente classificada como causadora de "fadiga" social. Mesmo porque não se pode comparar um país como o Brasil, com suas prementes necessidades de equilíbrio social (e suas políticas públicas nem sempre eficazes – mas que podem sê-lo), com países em que o Poder Público realmente não é tão necessário. É no mínimo míope, para não dizer manipulador (não estou dizendo que seja o seu caso, porque se fosse não enviaria esta mensagem).”
André Rodriguesandrer.rodrigues@gmail.com

 

“Responsabilizar o funcionalismo virou explicação para todas as mazelas do Estado, como se todos usufruíssem altos salários e infindáveis vantagens, como a Globo deu a entender em tema trabalhado pelo Globo Repórter. Quando o senhor diz “torrando dinheiro com o funcionalismo” demonstra profundo desrespeito com quem também trabalha e paga impostos neste país. Seria bom se informar melhor acerca da realidade vivida pelos funcionários públicos e verificar, entre outras coisas, que o Estado lança mão de nossos direitos sempre que considera necessário, e isso inclui vantagens previstas no Estatuto e vantagens salariais.”
Rosane Alencarrosanealencar@terra.com.br

 

“Você tocou num ponto importante ao mencionar o abuso de gasto governamental com o funcionalismo. A meu ver, as soluções para o País deveriam seguir o caminho oposto, mas um governo de esquerda também é "cabide" de emprego. Vale a pena olhar um pouco para estes gastos abusivos, pois têm tudo a ver com o comprometimento do Brasil com a pobreza, inclusive cultural. Olhe para as universidades brasileiras, de onde deveria vir coisas úteis. Pelo menos 90% pesquisam o "sexo dos anjos". Alguém deveria divulgar o título dos projetos de pesquisa universitária, mestrados e doutorados financiados com dinheiro público. Realmente valeria a pena.

Por outro lado, há temas importantíssimos deitados eternamente na omissão, no descaso, na falta de discernimento científico. Só como exemplo, cito a própolis. São verdadeiros crimes os abusos e os absurdos cometidos conta o produtor e o consumidor com esta verdadeira "pérola" brasileira. Temos a melhor própolis do mundo e a legislação vigente parece que foi importada. E a rotenona? Será que alguém sabe o que é isto? Parece piada, mas com este produto fomos, há várias décadas, exportadores de inseticida. Hoje somos talvez o maior importador do mundo.

É muito interessante saber como as coisas desandaram com a rotenona assim como milhares de outras possibilidades preciosas para o desenvolvimento nacional. E, como você falou, a culpa não é só do Lula, não. Tentei ventilar estes temas com Suplicy, Marina Silva, Pedro Simon e nunca recebi uma resposta conseqüente. Depois de décadas eu cansei.”
Almeidaalmeida@naturbrasil.de

 

“Olha o absurdo que aconteceu aqui em Curitiba. Militantes do PT que passavam em frente aos "milhares de 50 pessoas" da passeata "cansei" abrem bandeira do Partido dos Trabalhadores e são agredidos no carro. O dito movimento "cansei" é anti-democrático e não respeita manifestações diversas, além de agredir pessoas que pensam diferente.
Movimento de pia de prédio, como se diz aqui em Curitiba.”
Érico Massoli Ticianel, Coordenador DCE-UFPR ericomassoli@gmail.com

 

“Todos têm o direito e o dever de se manifestar quando ofendidos em algum direito seu. Agora, querer comparar esse privilégio, digo, essa prerrogativa de viajar de avião, e seus respectivos problemas – recebendo da mídia maciço apoio e com constante avalanche de informação dos acidentados, identificação dos mortos com os mesmos direitos do cidadão que enfrenta a fila da previdência, para conseguir um simples pagamento, ou conseguir falar com algum médico perito, ou então morrer na fila esperando por atendimento medico – é de uma canalhice, de uma infâmia, falta de razão tão absurda que o escritor dessa manifestação deveria ser preso e sem direito a fiança.

Como "antigos" formadores de opinião, porque finalmente se entendeu que povão não compra jornal e também não entende a noticia da TV, deveriam vocês tentar ajudar a melhorar o Brasil e não torcer pelo quanto pior melhor.

O povo está vivendo melhor e isso é algo que vocês deverão aceitar, e logo.”
Miguel Angelo Oggmiguelogg@gmail.com

 

“Seu artigo está muito bem “articulado”. Explica muito bem o inexplicável. É claro que a situação não está lá estas maravilhas todas divulgadas pelo governo, mas...

Está na cara que qualquer comentário, de qualquer lado, irá ter em seu DNA, um conteúdo "conspiratório". Analisando gramaticalmente seu artigo, você ressalta o termo " Lula" várias vezes. Parece aquela estratégia de marketing nas novelas e jogos de futebol.

Formadores de opinião como você deveriam balancear um pouco mais os pensamentos na hora de expressá-los, sob pena de puxar a sardinha para a brasa de possíveis oportunistas.”
Almir, Arembepe (BA)kcaas@ibest.com.br

 

“O problema maior neste fato é que este governo, quando estava na oposição, se
dizia detentor de todas as soluções para os problemas do Brasil, combatia
tudo o que era proposto pelo governo anterior de uma maneira irresponsável
com o único objetivo de chegar ao poder. Hoje no poder se mostra incapacitado de promover as mudanças necessárias para o desenvolvimento do Brasil, e o pior de tudo é que está destruindo a maioria das coisas positivas criadas no governo FHC.

Por isso estamos cansados, pois a antiga esperança está se tornando um grande pesadelo. Estamos deprimidos com os noticiários de corrupção, incompetência, descaso, falta de ética. Cansamos!”
Marcelo Valvezonvalvezon@hotmail.com

 

“Acompanho o seu trabalho desde que tive a felicidade de ler seu livro "Fomos maus alunos" em parceria com o Rubem Alves. Acompanho a sua luta pela educação e o seu estilo de "flanar".

Escuto avisos de pessoas que apontam a sua ligação com o PSDB de São Paulo há muito tempo, mas sempre me esforcei para evitar uma leitura política e preconceituosa dos seus textos.

É pela admiração ao seu trabalho que eu peço para que não entre nessa radicalização da imprensa contra o governo. Se for fazer oposição, que faça de forma responsável e embasada. Você é mais inteligente do que este texto que escreveu. Dizer que o governo nutre histeria contra o movimento "cansei" e desmerecer as críticas a este movimento reduzindo-as à luta de classes só serve para manter o bordão "cansei" em evidência. Usar o seu espaço como caixa de ressonância de bordões é atitude que eu espero de jornalistas baixos e prostituídos.”
Roberto Figueiredo figueiredo.rb@gmail.com

 

“Cansei de jornalistas corruptos, desde a ESPM. São muitos, virei economista.”
JM – jomap@globo.com

“Acho interessante que você e a elite brasileira, mídia conservadora, etc agüentaram 500 anos. Só agora cansaram?”
Ataualpa Borges - ataualpaborges@gmail.com



“Sim, estou cansada de ver tantas crianças que deveriam estar em escolas e que continuam trabalhar nos faróis, mulheres com crianças e homens sem vícios que por causa da idade não conseguem trabalhos e moram nas ruas. Basta sair para as ruas, olhar com olhos de solidariedade e gastar um pouco do seu tempo para trocar algumas palavras com este pessoal. Você vai se surpreender ao deparar com pessoas com formação, sem nenhuma perspectiva e totalmente desacreditadas do sistema.”
Catarina Morais - comercial@vanderhaagenbrasil.com



“Por que você autoriza o protesto da turma dos cansados e desautoriza o protesto daqueles que se indignam com a instrumentalização política de uma tragédia? Gozado, para você, a democracia só vale quando é praticada pela turma dos ricos e desocupados. Aliás, eles puxam um movimento que eles próprios não comparecem. Entre os 200, não estava o Doria, a Hebe, o Urso, o moço da Philips, nem você... bom, esqueci, estavam cansados... Quero voar com segurança sim, como você, mas se continuar achando que a TAM e a AIRBUS não tem nada a ver com isto, estaremos cavando novas sepulturas e, depois, sairemos por aí apoiando movimentos golpistas. São estes os equívocos da imprensa brasileira alinhada com interesses muito pouco claros.
Cansei também, desta imprensa equivocada.”
Luzete - luzete@jpa.neoline.com.br



“Eu também cansei. Trabalho há 37 anos registrados em Carteira. Levanto todos os dias às 4:30h da madrugada, para vir de Atibaia onde moro até o meu trabalho na Usina Piratininga da antiga Eletropaulo. Só dentro de São Paulo eu ando 37 Km para chegar ao local do meu trabalho. Mas o meu cansaço não é físico. É moral. Cansei Gilberto, de ver tanta roubalheira e tanta estupidez por parte dos nossos governantes. Vocês está de certa forma isentando o Presidente Lula, talvez com medo do que eles do PT possam fazer com você e seu jornal. Mas o presidente só reconheceu a crise aérea no país, depois que houve o acidente com o avião da TAM e ele foi obrigado a trocar seu ministro da defesa. 10 meses e ele não tinha idéia do tamanho da crise... Você acredita nisso? Eu não. O Presidente não sabe de nada.... Engano seu Gilberto, ele é inteligente e muito esperto, sabe sim, muito bem de tudo que se passa ao seu lado. É muito astuto. Só não tem caráter.
Quando Dirceu era seu ministro, a sua sala era ao lado da do Presidente. Lula não sabia o que se passava na sala ao lado da sua? Quando foi denunciado o mensalão, Lula não sabia de nada? Isso é para trouxa acreditar, eu não, sei que ele sempre teve conhecimento de tudo o que se faz no governo. O cabeça não é ele, é o Sr José Dirceu. Este é que é o perigoso, e que está de forma muito sutil, dominando a imprensa deste país.

Eu me cansei Gilberto foi destas coisas, e acho que todo brasileiro que ame seu país e tenha um pouco de censo crítico, também tem que demonstrar seu desagrado com o que está se passando no governo.
Marco Antonio Sansão - marco.paula@cesp.com.br



”Não cansei de ter esperança que este país vai melhorar. E vai começar por governo como esse do Lula. O Brasil não vai mudar da noite para o dia. Será aos poucos, mas com consistência. Sem retrocessos. Os críticos desse governo, tem como premissa a insuportável obrigação de ter que agüentar uma pessoa vinda das camadas mais miseráveis da sociedade brasileira. Isso é intolerável para aqueles que se acham muito especiais, que estão num padrão muito elevado, tanto cultural como material. Apesar de toda adversidade de pleito eleitoral (mídia batendo 24 horas, políticos aproveitadores e sem proposta para um país melhor, em especial para as regiões menos desenvolvidas) o Lula conseguiu ganhar as duas últimas, como é sabido por todos. Porque não aceitam democraticamente, como dizem, no tempo da eleição se apresentem, provem que são os mais maravilhosos, os mais sábios, não erram em nada e acima de tudo: não são corruptos. Para filosofar: Se todos os políticos que forem eleitos – situação e oposição – ocuparem todos os cargos de gerência, o país terá todos os problemas resolvidos?”
Raimundo Junior Aragão de Paiva, Brasília (DF) - raimundojp@agricultura.gov.br



“Gilberto Dimenstein, me cansei, ao ler a matéria que diz sobre a enormidades de lucros que os banqueiros estão tendo neste país, aos pedidos dos riquinhos para que seus jatinhos particulares desçam em congonhas,(azar da segurança dos demais) ao ver alguns riquinhos da globo jogando ovos nos pobres do funk, riquinhos queimando moradores de rua, índios etc, cansei desta elite podre do Brasil. Manifestar é legítimo, mas estes no primeiro momento da notícia davam:" Lula acaba de matar mais duzentas pessoas" isto é clima para liderar algum movimento cívico, sério e com propostas.?

Os pobres destes país não se cansaram em 500 anos; agora que viram na pessoa do Presidente Lula uma esperança de que em 8 anos de governo melhorarem sua vida, e por isto o apóiam e os riquinhos que sugam os pobres deste país( veja os lucros das empresas) estão tirando proveitos da dor dos parentes dos mortos. Me cansei de ver Hebe com seus programas socilaytes e Ana Maria Braga de preto no primeiro programa dela após a vitória do Lula no segundo mandato.Porque a Febraban não doa parte destes lucros para ajudar na infra-instrutora do país? Ganhar dinheiro sem plantar um pé de milho é fácil. Viva o povão brasileiro, que não se cansaram e vão a luta caso sejam convocados.”
Paulo César de Araújo, Contagem (MG) - pcesar@almg.gov.br



“Não importa da onde veio, ou vieram os movimento(s), se é classe rica ou pobre. Eles estão fazendo alguma coisa para mudar país, e acho que todos deveríamos fazer o mesmo, vaiar o governo Lula.”
André Denilson Lima Santos - andre_denilson@hotmail.com



“Eu cansei foi de ver uma humilde pobre roubar um pote de manteiga e ter contra si uma sentença de quatro anos de reclusão! Cansei também de ver o rabino Sobel se apoderar (rabino não rouba) de 4 gravatas de marca e ser arquivado o processo! E o pior, cansei de ver a mídia podre fazer "vistas grossas" no primeiro caso e procurar inocentar o segundo! Uma vergonha! Dizem que o indivíduo quando não passa em algum vestibular, faz jornalismo! Deve ser por isso!”
Abílio A Pereira Jr. - abilio@huap.uff.br



“Fiquei consternado pelo teu raciocínio primitivo e desonesto. O senhor sabe perfeitamente bem que grande parte do que o governo arrecada em impostos e destinada a pagar juros da divida publica. Dívida esta criada e nutrida pela política econômica do governo anterior, ou seja, FHC. O senhor também sabe que qualquer investimento do estado em infraestrutura (energia, transporte, etc) e contabilizada como despesa e afeta o superávit primário do orçamento. Este protocolo vem do acordo entre o FMI e FHC, como você também sabe. Todos nos sabemos, ou deveríamos saber, que por causa da enorme concentração de renda e falta de investimento em educação, saúde, pesquisa e tecnologia própria nacional, grande parte da população vive na pobreza. Culpar o atual governo pelos problemas originados a décadas atrás é desconhecer a história do país, e serve apenas como propaganda política partidária. Por último, pergunto: a qual partido você pertence? PSDB, PFL ou PP?”
Paulo Pinto - ppinto757@hotmail.com



“Não se faça de tolo, nós sabemos aonde desembocam estes movimentos. Em quatro eleições (1º e 2º turno) a sociedade brasileira deu ao Presidente Lula 70% de seus votos. Democracia pelo que sabemos é a vontade da maioria (mesmo pobre), portanto não defenda este "Fora Lula" com pena de nossa história escrever seu nome como "amigo ou porta-voz de Golpista". Ser contra o Presidente Lula é um direito da minoria brasileira, "Fora Lula, CanseiI, etc, etc", isto é, golpe contra a população eleitora deste presidente e que vem confirmando seu agrado em cada pesquisa feita pela ‘oposição’.”
Carlos Augusto Diniz Dutra - caddutra@superig.com.br




“É um prazer constatar que no mínimo a incompetência desse governo está sendo reconhecida por um jornalista do seu valor.”
Cavazzini - cavazzini@terra.com.br

 
 
 

MAIS OPINIÕEs:
31/07/2007 Serra terá coragem?
29/07/2007
Canssei, cancei ou cansei?
24/07/2007
A tragédia da surdez anunciada
23/07/2007
A tragédia anunciada do cotonete
18/07/2007
É pior do que se imagina
17/07/2007
Lula merecia essa vaia?
10/07/2007
Dia sem carro é bobagem?
04/07/2007
Arte que nasce da fumaça
03/07/2007
Universitário tem de trabalhar
26/06/2007
A morte precoce dos idosos
Outros comentários