Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 06.12.02

     

 

Leia repercussão da coluna: A verdadeira Fome Zero

Prezado Gilberto,

Todos nós temos uma amiga festeira - pois bem nossa amiga de ginásio festeira resolveu esses dias reunir o pessoal que estudou junto na década de 70.

Ficamos lembrando de nosso tempo e só agora, adultos, nos demos conta daquela época. Morávamos em uma cidade de pouco mais de 40 mil habitantes, e muitos de nós em bairros pobres, sem asfalto ou água encanada, mas estudávamos no mesmo colégio onde estudavam os filhos dos industriais da cidade, dos profissionais liberais etc.

Em matéria de estudo, não havia esse fosso que há hoje - quase ninguém ia estudar em escola particular . Também por causa disso, os filhos das pessoas mais bem situadas economicamente eram nossos amigos, sem discriminação. Não se percebia essa diferença. Muitos de nós prestaram vestibular e entraram em ótimas faculdades, sem terem feito cursinho (eu mesma fui uma delas - não teria dinheiro para pagar cursinho). Hoje, fora alguns fracassos por problemas pessoais diversos, somos pessoas de classe média, todos bem-sucedidos, graças a Deus.

Embora se diga que naquele tempo havia muitas crianças fora da escola, a qualidade do ensino público era indiscutível. Não estou defendendo a ditadura de maneira alguma, só acho que talvez resida na qualidade da educação e nessa separação de classes a raiz da perpetuação da miséria e da violência. Naquele tempo tínhamos perspectivas. Podíamos competir de igual para igual.

Maria Campos Abreu

 
 
<< - >>
 
   ANTERIORES                           - Índice
  Brasil do Dr. Lula
  Rico também passa muita fome
  Decifra-me ou te mato
  Fome de marketing
  A fome de Lula
  Fernando Henrique será reconhecido pela história
  Aprendiz de urbanista
  FHC já ganhou
  Ninguém vai poder reclamar de que não sabia
  Salvos pela mágica
  O problema de Serra se chama Serra
  Quando crescer, vou ser desempregado
  Lula e Serra vão dar um show?
  Os professores Fernando e Fernandinho
  Quem tem de repetir é a escola
  Brasil de Deus
  Para Maluf, a culpa é da vítima