SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

pesquisa
01 /06/2004
Periferia de São Paulo está aumentando, diz USP

Um estudo da Universidade de São Paulo mostra que está aumentando o número de moradias irregulares na periferia da capital e que metade da população da cidade mais rica do país, mora em imóveis nessas condições.

No Bom Retiro, região central de São Paulo, três casas velhas e abandonadas se tornaram cortiços. Abrigam cerca de 60 pessoas e são espaços disputados. “Vêm pessoas de vários locais, pessoas que ficam sem-teto e querem pegar nosso lugar”, diz o vendedor Leonardo de Pontes.

Edilza da Silva, que é ajudante geral, vive em três cômodos com cinco filhos e o neto. A instalação hidráulica é toda improvisada. A rede elétrica, também. “É apertado, não tem espaço nem para as crianças brincarem”.

Em cortiços, favelas e loteamentos clandestinos e irregulares moram cerca de cinco milhões de pessoas na capital. Ou seja, metade da população não vive em condições adequadas. Só as favelas têm um milhão e meio de moradores.

Segundo o laboratório de habitação da USP, o número de moradias precárias cresce principalmente nas regiões do Jardim Ângela, na zona sul, no Itaim Paulista e em Cidade Tiradentes, na zona leste e Vila Brasilândia, na zona norte. “As periferias continuam crescendo em torno de 5 % ao ano, enquanto no centro da cidade, a população está diminuindo”, explica o coordenador do laboratório João Setti.

Uma das ocupações irregulares que mais preocupam os pesquisadores da USP é a que fica entre as represas Billings e Guarapiranga, na zona sul da cidade. A qualidade dos mananciais está sendo comprometida principalmente pela falta de saneamento básico.

 

As informações são do site Globo.com.

 
 
 

notícias ANTERIOREs
31/05/2004 Cuidado com os animais é tema de sala de aula em SP
28/05/2004
População briga contra instalação de antenas de celular
27/05/2004
Praça da Liberdade ganhará obra de Ruy Ohtake
27/05/2004
Moradores se mobilizam para preservação do Parque do Piqueri
26/05/2004
Técnicos apostam em "ônibus-metrô" para SP
26/05/2004
SP pretende vacinar 3,1 milhões de crianças contra paralisia
25/05/2004
Prédio alugado em 2003 por R$ 15 mil continua vazio
25/05/2004
Empresas já reduzem valor do vale-transporte em SP
24/05/2004
Ampliação vai ter de desalojar 5.300 famílias em SP