Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Dia 24.04.01 às 11:h36
 

 

Estudantes assistem perplexos confissão de Arruda

Os alunos de uma escola pública da periferia de Brasília puderam ver, ao vivo e a cores, como funciona os bastidores do Congresso Nacional. A simples visita às instalações da Casa transformou-se no testemunho de um dos maiores escândalos do Legislativo: a confissão do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) de que participou na quebra do sigilo do painel de votação que resultou na cassação do seu ex-colega Luiz Estevão.

Embora encantados com a beleza do plenário, o que chamou mesmo a atenção dos estudantes do Centro Educacional do Lago Sul foi a postura e a confissão do político. A turma de cem estudantes estava se revezando para entrar nas galerias do plenário e ver como funciona uma sessão do Senado. Quando o ex-líder do governo no Senado começou seu discurso, os que estavam nas galerias pediram para ficar. No momento em que Arruda terminou, as opiniões eram divergentes.

"Todos nós vamos lembrar do dia que o primeiro político que se redimiu na frente da TV", Diego Bellevedouve, de 15 anos. "Não imaginava ver um político chorando e admitindo um erro. Ele vai ter que pagar porque não tem como voltar atrás no que fez", aafirnou Carolina Maria de Carvalho, de 13 anos. Os alunos, em sua maioria, são moradores da Agrovila São Sebastião, um assentamento na periferia de Brasília.


(O Globo)


Leia mais

'Eles ficaram atônitos'

 

 
                                                Subir    

 

'Eles ficaram atônitos'

Eles não acreditavam no que estavam presenciando. Ao visitarem pela primeira vez as instalações do Senado, os estudantes da 8ª série de uma escola pública da periferia de Brasília, com idades entre 13 e 15 anos, foram surpreendidos com o discurso, as lágrimas e a confissão do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF). Muitos estavam no Congresso pela primeira vez e ficaram encantados com a beleza do plenário. Mas o que mais chamou a atenção foi o pronunciamento de Arruda.

- Eles ficaram atônitos, surpresos. Ninguém queria sair de lá. Sentiram que era um momento especial e que estavam presenciando uma bomba que estava estourando naquele momento - contou a professora Lourdes Maria, que organizou a excursão dos alunos do Centro Educacional do Lago Sul ao Senado.

A turma de cem estudantes estava se revezando para entrar nas galerias do plenário e ver como funciona uma sessão do Senado. Quando Arruda começou seu discurso, a turma que estava nas galerias pediu para ficar. Os olhares atentos despertaram atenção até do próprio José Roberto Arruda que chegou a se referir aos alunos no discurso.

- Fica até mais difícil com essas crianças aqui - disse Arruda.

O discurso do senador dividiu as opiniões dos alunos.

- Ele fez uma coisa errada, mas teve uma atitude louvável de se entregar. Todos nós vamos lembrar do dia que o primeiro político que se redimiu na frente da TV - disse Diego Bellevedouve, de 15 anos.

- Não imaginava ver um político chorando e admitindo um erro. Ele vai ter que pagar porque não tem como voltar atrás no que fez - disse Carolina Maria de Carvalho, de 13 anos.

Os alunos, em sua maioria, são moradores da Agrovila São Sebastião, um assentamento na periferia de Brasília. Bruno Vieira, de 14 anos, viu no Senado um Arruda diferente do que conheceu em visitas do político no lugarejo onde mora. Mesmo assim, acha que ele deve ser perdoado.

- Ele é gente boa, mas fez uma coisa errada. Perdeu nossa confiança, mas merece uma segunda chance. Não acho que seja o caso de perder o mandato - disse Bruno.

(O Globo)

 

 
                                                Subir    

 

   ANTERIORES
  Rainha procura novo secretário para melhorar imagem
  Presídios geram empregos no interior
  OAB propõe auxílio financeiro para ex-detentos
  Ensino vai para o pregão
  Dinheiro encontrado no lixo
  Sindicato lança cartilha para combater assédio sexual
  Mulheres ocupam apenas 3% dos postos de comando, aponta OIT
  Aumenta participação da mulher no trabalho, mas elas continuam ganhando menos
  Profissionais devem ter cautela ao migrar para telecomunicações
  Internet populariza investimento em ações entre adolescentes
  Comércio se aquece e temporários garantem vagas efetivas
  Empresários apostam em treinamento de funcionários em 2001
  Nível de emprego anual apresenta saldo positivo em 2000
  Voto serve como moeda de troca em comunidades carentes, diz pesquisadora
  Especialistas em tecnologia trabalham mais, mas produzem menos