Folha Online Ilustrada Oscar 2002
Oscar 2002
DOCUMENTÁRIO

Crítica social prevale nos indicados ao prêmio de melhor documentário

da Folha Online

Grande parte dos indicados neste ano ao prêmio de Melhor Documentário mostram uma visão mais social. O júri da Academia terá de optar entre "Children Underground", "Lalee’s Kin: The Legacy of Cotton", "Murder on a Sunday Morning", "Promises" e "War Photographer".

Confira quem concorre ao Oscar de Melhor Documentário neste ano:

"Children Underground"

Esta é a primeira indicação de Edet Belzberg ao Oscar. “Children Underground” fala sobre o regime de Ceaucescu na Romênia, onde mais de 20 mil crianças vivem nas ruas -muitos deles viciados. O documentário mostra como as crianças lutam para sobreviver com a dura realidade que as cerca.



"Lalee’s Kin: The Legacy of Cotton"

Deborah Dickson está sendo indicada ao Oscar pela terceira vez. Antes, a diretora foi indicada por “Suzanne Farrell: Elusive Muse”, de 1996, e “Frances Steloff: Memoirs of a Bookseller”, de 1987. Já Susan Froemke recebe pela primeira vez uma indicação. O documentário se passa numa área pobre do Delta Mississipi. Uma família se esforça para superar a história de desespero e o devastador legado da escravidão.

"Murder on a Sunday Morning"

Jean-Xavier de Lestrade e Denis Poncet, indicados pela primeira vez ao Oscar, narram o assassinato de Mary Ann Stephens em “Murder on a Sunday Morning”. Mary Ann foi morta com um tiro em Jacksonville, na Flórida. A polícia prendeu Brenton Butler, de 15 anos, pelo crime. Quando o advogado de defesa começou a examinar as circunstâncias do caso, alguns outros fatos apareceram.


"Promises"

Justine Shapiro e B.Z. Goldberg estão sendo, pela primeira vez, indicados ao Oscar. Crianças israelenses e palestinas expressão suas visões sobre o país delas, guerra, religião, vida e outras coisas.





"War Photographer"

O documentário que proporcionou a primeira indicação de Christian Frei conta a história de James Nachtwey, um jornalista fotográfico que cobriu todas as guerras durante as últimas duas décadas.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).