Folha Online Ilustrada Oscar 2002
Oscar 2002
FILME DE ANIMAÇÃO

Categoria tem apenas três filmes indicados

da Folha Online

Na lista de apenas três indicados, a disputa do melhor filme de animação ficará entre “Monstros S/A” e “Shrek”. O favoritismo é de “Monstros S/A”, dirigido pela dupla Pete Docter e John Lasseter, que repetem a dobradinha de “Toy Story” (1995), filme que rendeu aos dois uma indicação ao Oscar.

Confira quem concorre ao Oscar de Melhor Filme de Animação neste ano:



"Jimmy Neutron: o Menino Gênio"

“Jimmy Neutron: o Menino Gênio”, de Steve Oedekerk e John A. Davis, conta a história de Jimmy Neutron, um jovem inventor com talento para criar engenhocas assustadoras. Quando uma dessas criaturas -desperta o interesse de um alienígena malvado que pretende raptar todos os adultos da Terra, Jimmy e seus amigos devem encontrar uma foram para salvar seus pais.





"Monstros S/A"

Em “Monstros S/A”, Pete Docter e John Lasseter repetem a parceria que realizaram em 1995 com “Toy Story”. O título do filme é uma referência à companhia, idolatrada na cidade de Monstrópolis, que provê energia para seus habitantes a partir do grito de crianças, aterrorizadas em todo o mundo, todas as noites, por seus profissionais: monstros treinados para se manterem dependurados em lustres, assustarem gêmeos e, principalmente, entrarem e saírem de armários com destreza, sem serem tocados e contaminados pelos pequenos humanos. Sulley, a estrela da empresa, se vê em apuros depois que uma criança sai do quarto e chega a Monstrópolis.

Concorre também:
Edição de som | Música | Trilha sonora



"Shrek"

O filme, que concorreu à Palma de Ouro em Cannes em 2001, faz uma paródia dos contos de fadas com direito a princesa, príncipe e um ogro malcriado, o Shrek. O humor desbocado dos personagens, os gracejos com as histórias clássicas (como Branca de Neve e Cinderela) e os caprichados efeitos visuais valeram a indicação à Aron Warner.

Concorre também:
Roteiro adaptado


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).