Página inicial

A

B
C
D
E
F
G
H
I
J
L
M
N
P
Q
R
S
T
U
V
X
Z


 

O

OLÍMPIA
Local onde nasceram os Jogos Olímpicos, o lugarejo era na verdade considerado um bosque sagrado na margem direita do Alfeu, na antiga Élida, onde fora erguido um templo aos deuses do lendário Olimpo. A cidade de Olímpia tem ruínas substanciais de dois templos, um enorme complexo esportivo e o estádio onde os Jogos Olímpicos aconteciam a cada quatro anos, entre 776 a.C. e 393 d.C. Como atletas vitoriosos e suas cidades natais oferendaram algum tipo de tesouro a Olímpia, o lugar abriga um dos principais museus da Grécia, no qual estátuas de mármore, vasos e caldeirões ornamentais de bronze se confundem com o equipamento esportivo da Antiguidade. Em tempos atuais, qualquer que seja a sede da Olimpíada, a cada quatro anos os Jogos Olímpicos têm seu começo simbólico em Olímpia, onde meses antes do início das disputas é acesa a tocha olímpica. A cerimônia é realizada no altar de Hera, lugarejo de 800 pessoas em ruínas que hoje é ocupado essencialmente por arqueólogos à procura de tesouros da Antiguidade.

OLIMPÍADA
O termo “olimpíada” designa o período de quatro consecutivos anos que começa com a abertura de uma Olimpíada e termina no início da seguinte. É numerada a partir da Olimpíada abrigada em Atenas, em 1896, e conta inclusive os Jogos cancelados pelas guerras, em 1916, 1940 e 1944.

OLIMPÍADA DA ANTIGUIDADE
Acredita-se, segundo estudos baseados em heranças arqueológicas, que os Jogos eram realizado em Elis, cidade-estado de Olímpia, como parte de um festival cívico e religioso. Esse festival data de 1500 a.C, embora os Jogos Olímpicos da Antiguidade tivessem tido seu começo oficial em 776 a.C., proclamado como a Olimpíada de Ekeheiria, pelos reis Cleosthenes, de Pisa, Lycurgus, de Esparta, e Iphitus, de Ilía. Ekeheiria foi o nome dado aos festejos pela assinatura de um tratado de paz entre essas regiões.

Leia mais:


Olimpíada moderna/Olimpismo


 

 
Olimpíada moderna

Olimpismo