INFORME PUBLICITÁRIO quinta-feira, 01 de julho de 2004
Página inicial

Modelos: Competição saudável

Novidades: Revolução no mercado

Escolha: Necessidades definem a compra

Fotos: Os passos para a qualidade

Turismo: Reviva sua viagem

Manutenção: Conserve seu patrimônio

Aperfeiçoamento: Do lazer à profissão

Fotografe suas férias

NOVIDADES

Revolução no mercado

Máquinas digitais de última geração permitem ajuste automático de cena, foco e luz

Os novos modelos de câmeras digitais oferecem recursos que permitem aos fotógrafos amadores tirarem fotos com ótima qualidade, sem se preocupar em "queimar o filme". Práticas e de fácil manuseio, elas são leves e têm dimensões reduzidas, que facilitam o enquadramento.

Um dos atrativos das novas câmeras é o dispositivo que avisa ao usuário quando uma foto está tremida. Logo após o disparo, o auxiliar emite o sinal ao fotógrafo, que pode repetir a pose poucos segundos depois. Os flashes redutores do efeito "olhos vermelhos" também estão cada vez mais eficazes, e podem ser ativados simultaneamente ao disparo da foto.

Outra novidade são os modos de ajuste de cena. A linha Coolpix, da Nikon, oferece 15 opções de ambiente para adaptação ideal da câmera, entre eles retrato, paisagem, pôr-do-sol, praia, neve e esportes. Num museu, por exemplo, onde não é possível utilizar flash, a máquina aumenta a exposição dos quadros à luz. Para fotos em ambientes fechados, os sensores de luz reconhecem o brilho das lâmpadas incandescentes e fluorescentes, evitando que as imagens saiam do foco no momento do disparo.

A capacidade de armazenamento das câmeras, antes um empecilho para quem desejava tirar diversas fotos sem descarregá-las, vem evoluindo na mesma medida do mercado fotográfico digital. Os modelos atuais dispõem de até 16 MB de memória interna, além dos cartões tipo SD para expansão, que comportam até 500 MB.

Arquivo T. Tanaka
O design das câmeras é outro destaque. Os traços modernos e arredondados, aliados ao tamanho reduzido e à leveza, marcam o estilo dos lançamentos. O modelo EZ Digital, da Yashica, dispõe de três opções de cores e monitor de 1,5''. A Olympus Stylus 410, com corpo de metal à prova de respingo, pesa apenas 159 gramas --sem cartão de memória ou bateria-- e cabe facilmente no bolso de uma camisa social.

Para quem gosta de experimentos com filmagem, as novas câmeras permitem ao usuário realizar vídeos digitais de curta duração com áudio. A captação varia de 15 a 20 fps (frames por segundo), dependendo da duração do vídeo, e também podem ser baixadas para o computador.

Modelos disponíveis no Brasil

- Nikon Coolpix 2200
Com 2.0 megapixels de resolução, tem tamanho ultra-reduzido e cinco opções de cor para as fotos. Dispõe de memória interna de 14,5 MB e zoom óptico de três vezes.

- Nikon Coolpix 3200
Esse modelo oferece recurso de filmagem com som, além de 3.2 megapixels de resolução e ajuste de foco para ambientes com pouca luz.

- Nikon Coolpix 4200
Indicada para usos doméstico e profissional. O monitor de 1,5'' é de cristal líquido e possui cinco opções de controle de brilho. Com definição de 4,1 megapixels, pesa 155 gramas (sem bateria e cartão de memória).

- Olympus Stylus 410
O corpo de metal à prova de respingo é o destaque desse novo modelo da Olympus, que dispõe de filmagem com áudio e resolução de 4 megapixels.

- Olympus Stylus 400
Oferece sete modos de fotografia e zoom de até 12 vezes. Se adapta às condições climáticas, é leve e de fácil manuseio.

- Olympus Stylus 300
Com cinco programas de panoramas para as diferentes situações de disparo, tem resolução de 3.2 megapixels. Permite impressão de fotos em tamanho 8 x 10 cm.

- Yashica EZ Digital
Com design moderno, dispõe de memória interna de 16 MB e resolução expansível até 4 megapixels. Balanço do branco automático.