Trecho da alameda Gabriel Monteiro da Silva, 'Upper Gabriel' vive boom da decoração

Alguma coisa acontece na alameda Gabriel Monteiro da Silva, entre a avenida Brasil e a rua Estados Unidos.

Antes pouco associado ao polo de decoração que se concentra, no sentido centro, a partir da avenida Brigadeiro Faria Lima, esse trecho experimenta uma efervescência iniciada há três anos, com a chegada de novas marcas, lojas consagradas e jovens empreendedores. Ganhou até apelido: "Upper Gabriel".

Em agosto, foram três os novos estabelecimentos abrindo nesse pedaço do Jardim América, zona oeste. A franco-brasileira Cremme se mudou para lá após três anos em Pinheiros. A Lattoog desembarcou do Rio. E a Deezign.kidz inaugurou com mobiliário infanto-juvenil das marcas Futon Company (Moema e Pinheiros) e Bododo (Vila Madalena).

Com loja no Rio e representada por vários revendedores, inclusive na própria alameda, a Lattoog buscava desde o começo do ano um espaço paulistano para exibir parte do seu portfólio. "A Gabriel obviamente era uma possibilidade. Quando esse endereço se concretizou, descartamos as outras opções. A rua é a maior referência do mercado", diz o designer Leonardo Lattavo.

Além da afinidade com a arquitetura do imóvel, ele gostou da localização, entre as ruas João Moura e Estados Unidos. "O trecho é o da novidade, com empresas novas e, às vezes, mais jovens. Está numa curva ascendente, e isso nos interessa: como arquitetos, gostamos de um lugar que ainda não está pronto", afirma. "Queremos acrescentar na busca pelo potencial total, trabalhando também a questão urbana."

Já a Cremme procurava um espaço maior para exibir seus móveis, que podem ser vistos em restaurantes como Esther Rooftop e La Central, em prédios icônicos da cidade.

Ao mesmo tempo, pretende organizar mais atividades culturais, como a exposição "Experimentando Le Corbusier", recém-realizada pela loja no Museu da Casa Brasileira.

"Estamos desenvolvendo um trabalho para ampliar os vínculos com o cliente e com a cidade. Queremos um lugar de encontro, além do mobiliário", diz o sócio Pierre Colnet.

Quando as criadoras da Codex Home decidiram mudar de um showroom com atendimento marcado para uma loja aberta ao público, os quarteirões superiores da Gabriel foram uma busca natural –afinal, já estavam ali perto, na rua Atlântica.

O ano era 2015, quando a economia brasileira teve queda de 3,5%. "Esse quarteirão não tinha nada além de duas lojas antigas. Estava mortinho", lembra Cíntia Martins.

Silvia Napoli, a segunda de três sócias, observa mais vantagens na vizinhança: "É um quarteirão bucólico, a rua tem uma mão só, o trânsito não é tão afetado pelas escolas". Elas fazem parte de um grupo informal chamado "Upper Gabriel", em referência às divisões geográficas dos bairros nova-iorquinos.

O apelido, que desperta ciúme nos lojistas de fora, surgiu durante o festival Design Weekend de 2017 e pegou no segmento da decoração. "Nos unimos para falar de questões de segurança e iluminação na área, por exemplo", conta Silvia.

*

DESTAQUES DA 'UPPER GABRIEL'

ALLEZ
Inaugurada em agosto de 2017, surgiu a partir da Vermeil. Vende móveis de design contemporâneo fabricados no Brasil.

nº 380, tel. 3086-1551, allezdecor.com.br

CODEX HOME
Focada em almofadas de materiais e estilos variados, a marca foi criada por três amigas, que abriram a loja própria em 2015.

nº 338, tel. 3081-1081, codexhome.com.br

CREMME
Aberta por dois sócios franceses, nasceu como e-commerce, em 2013. Fabrica móveis e objetos no Brasil, desenhados por jovens, e organiza iniciativas educativas.

nº 384, tel. 3064-2590, cremme.com.br

DEEZIGN.KIDS
Parceria da Futon Company, especializada em sofás e camas feitos de futon, com a loja de mobiliário infantil Bododo.

n° 356, tel. 3090-5400, deezign.com.br

DIMLUX
A marca carioca de iluminação chegou à Gabriel em 2017, com produtos de fabricação própria e revenda de grifes internacionais como Weplight, Foscarini e Artemide.

n° 224, tel. 2364-6940, dimlux.com.br

DPOT
Aberta em 1999 em outro trecho da Gabriel, foi uma das primeiras a se dedicar integralmente ao design brasileiro, quando as vizinhas só olhavam para a produção europeia.

nº 479, tel. 3082-9513, dpot.com.br

FAS ILUMINAÇÃO
A loja de Arystela Rosa dedica-se à iluminação e representa, com exclusividade no Brasil, o designer alemão Ingo Maurer.

nº 413, tel. 3086-1661, fasiluminacao.com.br

LATTOOG
Fundada em 2004, no Rio, pela dupla de designers Pedro Moog e Leonardo Lattavo, tem cerca de 200 peças desenhadas, entre móveis e objetos decorativos.

nº 248, tel. 3085-8770, lattoog.com

Publicidade
Publicidade