Publicidade

casacor 2019

Casacor se renova e aumenta espaço para arquitetos e designers estreantes

A Casacor 2019 dobrou a aposta em estreantes. Neste ano, 32 dos 83 arquitetos, designers de interiores e paisagistas estão debutando na mostra, quase 40% do total.

Colocar profissionais com décadas de trajetória, como Arthur Casas e Debora Aguiar, ao lado de gente em início de carreira é um princípio que sempre norteou a curadoria do evento. A proporção, porém, costuma ficar entre 15% e 20% todos os anos, explica a diretora da mostra, Lívia Pedreira.

"Aconteceu algo parecido em 2016 e foi um sucesso. Tivemos muita vontade de trazer essa moçada, com ideias frescas, que provoca reflexões e atrai o público jovem", afirma Lívia.

Neste ano, a idade média dos profissionais é de 35 anos, dez anos a menos que nas edições anteriores. Os mais jovens do grupo são Sharon Fliter, 25, e Lucas Takaoka, 27.

Com escritório aberto há três meses, em Alphaville, na Grande São Paulo, Lucas pegou um espaço difícil de decorar.

O "Terraço Nohara", com 20 metros quadrados, é um banheiro que pode ser usado pelo público. Lucas optou por integrá-lo à área externa, com uma cobertura de madeira que se mistura ao paisagismo.

Paulista de São José do Rio Preto (a 440 km de São Paulo), Renato Mendonça, 36, é outro desses novatos. Ele assina o "Estúdio Trigo", apartamento de 48 metros quadrados com quarto, cozinha e banheiro desenhado para um morador que trabalha como chef.

A inspiração, diz Renato, veio das fazendas do interior do estado, onde ele cresceu. O resultado são acabamentos naturais de aspecto rústico.

"Para mim, a tecnologia está também nos materiais e saberes de antigamente, como o piso de cerâmica que deixa a casa sempre fresca", diz.

Já a "Cozinha Pietra S.C.A", do arquiteto paulistano Felipe Hess, 34, outro estreante, vai na direção do experimentalismo. Quem visitar a área não vai ver cestos de frutas, panelas ou batedeiras.

"Levei ao extremo, revestindo o espaço com pedra. Os únicos objetos, além dos armários e dos principais eletrodomésticos, são três banquetas do finlandês Alvar Aalto."

Publicidade
Publicidade
Publicidade