Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2010 - 19h57

Coreia do Sul instala alto-falantes na fronteira com Coreia do Norte

DA BBC BRASIL

A Coreia do Sul finalizou nesta quarta-feira a instalação de alto-falantes na fronteira com a Coreia do Norte para a transmissão de propaganda para o país comunista.

De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, um militar sul-coreano informou que ainda não foi decidido quando o sul vai iniciar a transmissão de propagandas.

Os militares sul-coreanos estão instalando os aparelhos na fronteira desde o final de maio como parte das medidas de punição do governo contra a Coreia do Norte pelo naufrágio do navio de guerra sul-coreano em março.

"O trabalho para estabelecer os alto-falantes em 11 áreas da fronteira foi concluído hoje (quarta-feira), e ainda será decidido se haverá mais instalações ou quando serão retomadas as transmissões de propagandas", afirmou um oficial, que não se identificou, para a Yonhap.

De acordo com a autoridade não foi detectado nenhum movimento nos postos da guarda da Coreia do Norte, perto de onde os amplificadores foram instalados.

Navio afundado

A tensão na fronteira entre os dois países vem aumentando, principalmente depois que uma investigação internacional concluiu que a culpa pelo afundamento em março do navio de guerra sul-coreano Cheonan, que matou 46 marinheiros sul-coreanos, é dos norte-coreanos, que negam as alegações.

Além de negar responsabilidade pelo afundamento, a Coreia do Norte ameaçou derrubar os alto-falantes se o governo sul-coreano iniciar as transmissões de propaganda.

A Coreia do Sul, por sua vez, entregou na sexta-feira à ONU uma carta em que pediu que o Conselho de Segurança da entidade adote alguma medida no caso do navio afundado.

As duas Coreias suspenderam em 2004 décadas de propaganda de guerra, quando suas relações melhoraram depois da primeira reunião entre seus líderes, em 2000.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página