Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2010 - 16h09

Fracassa acoplamento de cargueiro russo com a ISS

Publicidade

DA EFE, EM MOSCOU

O cargueiro russo Progress M-06 fracassou nesta sexta (2) em sua tentativa de acoplar-se à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia.

"A princípio tudo ia bem, o cargueiro se aproximou à estação, mas depois aconteceu alguma coisa e o Progress passou longe", disse o porta-voz do centro, Valeri Lindin, citado pela agência oficial russa "Itar-Tass".

O comandante da ISS, o cosmonauta russo Aleksandr Skvortsov, informou ao centro de controle que a nave girava de maneira descontrolada sobre seu eixo.

"Não vejo o cargueiro, passou longe", disse Skvortsov, segundo uma fonte do centro citada pela agência "Interfax",

"Nos próximos 30 minutos será decidido quando será efetuada uma nova tentativa de engate", acrescentou a fonte, que ressaltou que o Progress se encontra aproximadamente a três quilômetros da ISS, por isso não representa nenhum risco para ela.

O acoplamento da nave ao porto do módulo de serviço russo Zvezda estava previsto para às 13h58 (horário de Brasília).

O cargueiro, lançado na quarta-feira da base de Baikonur, no Cazaquistão, abriga combustível, água, oxigênio, alimentos, roupa e diversos equipamentos, além de presentes de familiares para os tripulantes da ISS.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página