Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

álvaro pereira júnior

 

07/07/2012 - 03h00

Elas são feitas de bósons

E eu aqui tostando os neurônios para escrever um texto minimamente palatável sobre o bóson de Higgs, partícula misteriosa da física, descoberta nesta semana no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, depois de quase 50 anos de especulações.

Explicar o que ele é? Podia ser um caminho, mas você está lendo esta coluna hoje, sábado, quando praticamente toda a mídia impressa e on-line já terá feito isso. Quem não tiver entendido a essa altura dificilmente vai se interessar em entender. Fora que sou químico, não físico --grande chance de escrever bobagem.

Falar de ciência teórica x ciência experimental, a relação tensa entre quem lança as ideias e os que botam a mão na massa? Pode ser. Mas, de novo, não sei o suficiente do assunto, e talvez o texto só interessasse a pesquisadores, que, de resto, já conhecem a polêmica.

Quem sabe traçar um paralelo maluco entre o campo energético de Higgs, presente no universo inteiro, e a noção de éter, que, até o começo do século passado, também se imaginava permear todo o espaço? Não, complicado demais.

Já sei: Prêmio Nobel! Os bastidores, lutas sangrentas, fofocas e politicagem do nível mais rasteiro, tudo pela láurea. Li um livro excelente sobre o tema, "Nobel Dreams", de Gary Taubes; daria para mandar bem. Sem falar que, de baixaria, todo mundo gosta, e seria um modo de atrair também os não interessados em ciência (infelizmente, a quase totalidade dos seres humanos). Foi a melhor solução que encontrei. Estava a ponto de abraçá-la.

Até que a luz chegou. Via e-mail, em cima da hora, enviada por um amigo, ironicamente, doutor em história da ciência. Lembrou-me o sábio: "A Scarlett Johansson é feita de bósons de Higgs!". Agora sim, tenho um tema.

Ela de novo, Scarlett, sobre quem já escrevi, meses atrás, neste mesmo espaço, tudo o que podia, e até o que não devia.

É verdade: Scarlett só existe, inteirinha, graças aos bósons de Higgs, também chamados --e, no caso dela, esse é o nome mais apropriado-- de partículas de Deus.

Quer dizer, não só Scarlett. Ela e tudo o mais no universo que tem massa (popularmente conhecida como peso): as batatas-baroas, a poeira cósmica, os gases, os sólidos e os líquidos, o pigmento das retinas, uma folha de acelga, um caramujo escondido na areia, a própria areia, o ar. Todas as coisas. Mas aqui vamos focar nas que interessam.

Lembra aquelas fotos de Scarlett toda malhada, seca, voltando à ribalta depois de dispensada pelo desmiolado Sean Penn? Nós, fãs pedestres, dissemos apenas: "Como ela está magra, que pena!". Já quem entende de física de partículas com certeza exclamou: "Esta menina está com falta de bósons de Higgs!".

E não são poucas as belezas bosonianas. Impossível esquecer da cantora Lana Del Rey e seu bocão: quantos bósons de Higgs, quantas partículas de Deus habitam aqueles lábios! E o detalhe é que antes não os habitavam em tal número. Vídeos mais antigos mostram uma boquinha totalmente "desbosonizada". Na época, ela ainda se chamava Lizzy Grant. Mas aí decidiu virar Lana. Aplicações "higginianas" em pontos estratégicos da face consolidaram a persona.

Brincadeiras à parte, o fato é que a descoberta desta semana é espetacular. Tão sensacional que, mesmo se não for comprovada --e existe uma chance infinitesimal de isso acontecer--, não significa decepção. Pelo contrário: significa que, se não é o bóson de Higgs, então é uma partícula ainda mais exótica, imprevista.

Isso pode provocar uma forte chacoalhada no chamado modelo padrão, a teoria vigente do mundo subatômico, sobre a qual se edificou toda a física contemporânea.

Se não for o bóson de Higgs, se a física virar de cabeça para baixo, Scarlett, Lana, os moluscos e os vegetais, tudo continuará a existir. Mas ficará faltando explicar por que existem. Por que prótons, nêutrons e elétrons decidiram dar uma paradinha, se juntar, e formar tudo o que conhecemos, em vez de vagar solitários pelo espaço, praticamente à velocidade da luz?

Missão para mais um século de pesquisas. Tempo demais, vamos perder essa.

P.S. Escrevo sob o foguetório inclemente do campeão da Libertadores. Se alguém achou que a descoberta do bóson de Higgs indicaria a existência de Deus, eis aqui prova em contrário.

álvaro pereira júnior

Álvaro Pereira Júnior é graduado em química e jornalismo pela USP, com especialização em jornalismo científico pelo MIT. Trabalha no programa 'Fantástico', na TV Globo. Escreve aos sábados, a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página