Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

álvaro pereira júnior

 

22/12/2012 - 03h00

O lado B de 2012

Joaquim Barbosa, "Gangnam Style", mensalão, a Luiza que estava no Canadá, massacre na escola, Obama reeleito, as mortes de Niemeyer, Millôr e Ivan Lessa, "Avenida Brasil", Corinthians, os filmes mais vistos, os livros mais vendidos, as músicas mais ouvidas.

Nada disso você vai ler aqui. Esta é uma retrospectiva do lado B de 2012. Às vezes obscura e sempre idiossincrática, não tem nenhuma pretensão à verdade absoluta.

Melhor filme que vi sem querer -- "Flight", de Robert Zemeckis

Zemeckis volta a dirigir seres humanos, mais especificamente Denzel Washington. Este interpreta um piloto bêbado, maconhado, cheirado e exausto, que de repente se vê no comando de um avião em pane. Graças a uma manobra de gênio, ameniza o estrago e salva a vida de praticamente todos a bordo. O acidente foi mecânico, não teve nada a ver com a tempestade química no cérebro do piloto. Mas, em casos assim, é praxe fazer exames toxicológicos. Quando os resultados chegam, o mundo do comandante despenca.

Veja o trailer

Melhor livro que seria melhor ainda se eu tivesse 16 anos e fosse menina -- "The Night Circus", Erin Morgenstern

Atraído por uma resenha favorável na "Economist", baixei esse romance sem procurar mais informações. A premissa fascinou: um circo europeu em que os artistas possuem realmente poderes sobrenaturais, mas fingem não tê-los (o oposto de um circo normal). Até o meio da história, estava eletrizado pela força do universo onírico de Morgenstern. Depois, o clima de romance adolescente predominou, e passei a me sentir a pessoa mais velha do mundo a ter lido "The Night Circus".

Melhor série vista com quatro anos de atraso -- "In Treatment"

Atraído pela propaganda da adaptação brasileira, finalmente fui conferir a versão americana, que estreou em 2008. Gabriel Byrne interpreta o psicanalista Paul Weston. Os episódios consistem basicamente nas sessões de Weston -cada dia, um paciente. Com diálogos brutalmente naturais e um artifício cênico (um consultório amplo) que permite diferentes planos e movimentos de câmera, construiu-se uma obra-prima da TV.

Pior notícia no mundo da mídia -- O fim da "Word"

A edição de agosto foi a última de minha revista favorita. Era especializada em música, cinema e literatura, sem nostalgia nem febre novidadeira. Vendendo muito pouco e quase sem anúncios, foi mais uma vítima da migração desse tipo de conteúdo para a web. Se esta coluna piorou muito a partir de agosto, a culpa é do fim da "Word". Pegava muita dica boa ali (sempre com o devido crédito).

Melhor música que despencou do nada -- "Salvation", Limiñanas

Pelo que entendi, os Limiñanas são um casal francês mais uma convidada especial. Fazem chanson punk. Se você é muito nerd de música, vai entender quando digo que eles são uma mistura de Dandy Warhols com Black Angels, além de trazer um órgão derivado dos Lyres e de Mr Quintron. Se não é, basta saber que habitam os mesmos porões urbanos que o Velvet Underground, numa Paris gelada onde sempre chove e é de noite.

Ouça

Melhor tumblr - mendigosnoespaco.tumblr.com

Na rede Tumblr, de muitas fotos e pouco texto, surgiu esta gema. Você pergunta, e quem responde é o músico paulistano Adriano Cintra, ex-baterista, ex-guitarrista, ex-compositor, ex-arranjador, ex-produtor e ex-faz-tudo da banda Cansei de Ser Sexy.

Por volta de 2006/2007, o CSS teve um sucesso no circuito indie londrino inédito para brasileiros. O grupo ainda existe e roda o mundo. Mas Adriano caiu fora, voltou ao Brasil, e dedica-se quase full-time a espinafrar suas ex-colegas. Este tumblr poderia ser só ressentimento, mas, graças ao humor cortante de Cintra, é muito engraçado também.

Pior mimimi -- Revolta contra o Instagram

Na reta final do ano, a rede social Instagram, de compartilhamento de fotos, mudou publicamente seus termos de uso. Um trecho mal redigido dava a entender que, agora, ela seria livre para vender fotos postadas por usuários e usá-las em anúncios.

A grita foi geral, o Instagram amarelou. Detalhe: os termos de uso que tanto incomodaram os desoc..., quer dizer, os militantes do Instagram, são quase idênticos aos de Twitter, YouTube, Facebook etc.

Lição: não quer que suas fotos, textos e projetos sejam usados indevidamente? Não os publique na internet.

Ano que vem tem mais.

álvaro pereira júnior

Álvaro Pereira Júnior é graduado em química e jornalismo pela USP, com especialização em jornalismo científico pelo MIT. Trabalha no programa 'Fantástico', na TV Globo. Escreve aos sábados, a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página