Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

José Antonio Ramalho

atalho  

06/12/2007 - 15h55

Como converter slides antigos para outras mídias?

"Possuo algumas centenas de slides, fotografados nas décadas de 70 e 80, quando foram muitos usados e preparados para uso em projetores próprios para esse tipo de fotos. Gostaria de saber que processos e equipamentos existem, no mercado, para uso pessoal e doméstico, que propiciem bom resultado, porém de baixo custo, para conversão para outra mídia mais prática para exibi-los e guardá-los. Orçamentos de algumas lojas pareceram-me caros."
Gustavo Alvim

A maioria dos minilabs digitais escaneiam os filmes, negativos ou de slide durante o processo de revelação original, ou ampliação de fotos de um filme que já foi revelado.

Nesses casos não é necessário um procedimento especial para a obtenção do arquivo digital das imagens. Eu já escaneei muitos filmes negativos e slides usando esse método.

Alguns minilabs mais antigos, analógicos, podem vir a usar um mecanismo diferente, mas os minilabs digitais, que possuam um escâner de filme, fazem esse processo de forma muito simples. O operador tem apenas que decidir se irá imprimir ou gravar as imagens em CD.

Sugiro que o leitor procure outros laboratórios, pois o custo desse processo não deveria ser mais do que o custo da ampliação das imagens.

Se os slides ainda estiverem em tiras, o processo é mais automático. Consultando uma loja onde costumo fazer esse trabalho, o custo por fotograma pode variar entre R$ 1 e R$ 2,5 em função da resolução da imagem que será capturada.

José Antonio Ramalho

José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 110 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico. Escreve às segundas na versão impressa do caderno "Tec".

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página