Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

José Antonio Ramalho

atalho  

29/02/2008 - 18h37

Saiba como converter vídeos gravados pelo celular

Os telefones celulares incorporaram muitos recursos que o tornaram um grande aliado para registrar momentos especiais através de fotos e vídeos.

Enquanto a maioria dos celulares grava fotos no formato .jpg que pode ser exibido pelos players de qualquer micro, os arquivos de vídeo já são um problema. A maioria dos aparelhos grava os vídeos num formato com a extensão .3GP.

Com esse formato você não pode reproduzir o vídeo usando o Windows Media Player que é o tocador de mídia padrão do Windows.

A solução nesses casos é usar um programa para converter o vídeo do telefone num formato compatível com os tocadores instalados no seu equipamento.

Um bom conversor também permitirá o caminho reverso, ou seja, converter um vídeo que esteja no formato AVI ou MPG para o formato 3GP de forma que possa ser executado no celular. Por exemplo, você fez uma filmagem com sua câmera de filme digital, transfere o vídeo para o micro e na seqüência transporta o vídeo para o celular.

Um bom programa para executar esta tarefa é o Xilisoft 3GP Converter. Ele pode ser baixado no site www.xilisoft.com.

Instale e carregue o programa. Clique no botão ADD e selecione os vídeos que deseja converter. Em seguida selecione o formato de saída dos vídeos no campo Profile. Por exemplo, escolha MPGE-1 ou WMV. Selecione a pasta onde os vídeos convertidos serão gravados no campo Destination. Pressione o botão Encode para iniciar o processo de conversão.

Reprodução

Na versão de demonstração o programa converte vídeos de até cinco minutos de duração. Se algum vídeo tiver mais do que esse tempo, apenas os dois primeiros minutos serão convertidos. A versão paga não tem essa limitação.

Além da interface padrão mostrada na primeira ilustração o programa também instala um ícone de um assistente ou wizard que pergunta em diversas etapas o local do arquivo de origem, tipo de arquivo de saída e pasta de destino. As duas opções resultam em arquivos similares.

Reprodução

Além desse programa você também pode usar como opção o Yasa vídeo converter disponível em www.yasasoft.com/mp4videoconverter/

José Antonio Ramalho

José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 110 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico. Escreve às segundas na versão impressa do caderno "Tec".

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página