Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

José Antonio Ramalho

atalho  

14/03/2008 - 15h56

Adotar banda larga ou aumentar a memória?

"Tenho um micro com Windows XP com 256 Mbytes de memória e conexão discada para a internet. Se tiver que escolher uma opção, qual seria a melhor? Usar banda larga, no meu caso o Speedy, ou aumentar a memória para 512 ou 1024 Mbytes."
Roberto Campos Rachman

Para melhorar a navegação na internet trocar a conexão discada por banda larga é a única opção a ser tomada. Será uma mudança da água para o vinho, mesmo que o leitor opte pelos planos de menor velocidade de banda larga.

O carregamento de páginas e principalmente os downloads serão dezenas de vezes mais rápidos do que na linha discada. Aumentar a memória do seu micro não vai impactar na velocidade de navegação ou download.

Contudo irá melhorar a velocidade de execução dos programas, principalmente se mais de um programa for usado ao mesmo tempo. Com pouca memória, como é o seu caso, mais uso de um recurso chamado paginação de memória o Windows fará.

De uma forma simplificada, esse recurso pega uma parte do disco rígido e usa como se fosse parte da memória RAM transferindo parte da memória para lá. Como o disco rígido é muito mais lento do que a memória principal, existe uma degradação da performance.

Dessa forma, se você colocar 512 Mbytes ou preferencialmente, 1 Gbyte de memória o micro trabalhará mais folgado e não usará esse recurso com tanta freqüência.

José Antonio Ramalho

José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 110 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico. Escreve às segundas na versão impressa do caderno "Tec".

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página