Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

José Antonio Ramalho

atalho  

11/08/2008 - 14h56

Programa reconhece fotos em mais de cem formatos

O XNview é um ótimo visualizador gráfico freeware que suporta mais de 110 formatos de arquivos. Entre eles estão PNG, JPG, TGA, Alias, Softimage, TDI, GIF, Unix bitmap, BMP, IFF, RGB, Sun raster, Fits, Photo CD, Photoshop (PSD) e outros. Possui versão em português.

O programa tem recursos similares ao ACDSee, com a vantagem de ser gratuito. Além de visualizar fotos, o programa oferece uma série de recursos, como renomear fotos em lote, criar panoramas e montar folhas de contato --ou seja, uma página formada por miniaturas das fotos selecionadas.

É uma excelente ferramenta para organizar fotos e agrupá-las por temas e grupos de interesse, sem movê-las de sua localização original.

A interface é simples. Do lado direito da tela você tem uma árvore de diretórios em que é possível selecionar a pasta em que se deseja trabalhar com as fotos. Uma vez selecionada a pasta, você precisa apenas clicar na imagem para ter acesso às ferramentas de trabalho.

O programa possui uma extensa variedade de filtros que podem ser aplicados, além de usar filtros do photoshop. Outra atração do programa é a possibilidade de converter imagens em grupo de um formato para outro, permitindo inclusive a criação de ícones.

O programa pode ser obtido no site superdownloads.uol.com.br/download/186/xnview

Reprodução
José Antonio Ramalho

José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 110 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico. Escreve às segundas na versão impressa do caderno "Tec".

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página