Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

José Antonio Ramalho

atalho  

06/09/2011 - 19h05

Programa ajuda a localizar laptop roubado

Ter um computador roubado é uma das piores coisas que podem acontecer. Mais do que o valor material do equipamento, algumas informações não têm preço.

Com o programa Prey, você tem uma ferramenta que poderá ajudar a localizar o computador e até mesmo ver quem está usando o equipamento.

Reprodução
Captura de tela do Prey, aplicativo que localiza um computador roubado
Captura de tela do Prey, aplicativo que localiza um computador roubado

O Prey, uma vez instalado, fica residente na memória. No caso de perda do notebook, o usuário pode acessar o site do programa e, com um comando, obter informações sobre a localização e até mesmo uma imagem de quem estiver usando o equipamento feita por webcam.

É claro que, para que isso seja possível, o computador tem que estar sendo usado com a mesma situação que estava quando foi roubado, ou seja, com o mesmo sistema operacional e com acesso à internet.

Assim como num roubo de carro --em que alguns veículos são quase imediatamente desmanchados, e seus rastreadores destruídos ou inibidos por outros dispositivos--, se o notebook for formatado, de nada adiantará o programa. Contudo, trata-se de um bom item para aumentar a segurança.

Uma vez informado que o notebook está desaparecido, o usuário pode tomar diversas atitudes, como inibir a execução de aplicativos e fazer a localização geográfica do computador.

José Antonio Ramalho

José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 110 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico. Escreve às segundas na versão impressa do caderno "Tec".

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página