Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

24/11/2011 - 14h55

Brasil dá show e vence os russos

DE SÃO PAULO

O Brasil beirou a perfeição contra a Rússia, na quarta rodada da Copa do Mundo de vôlei. A vitória sobre os gigantes russos foi por 3 sets a 0 (25/16, 25/19 e 25/22) em pouco mais de uma hora de jogo. O que mais impressionou foi como a seleção brasileira errou pouco. Foram apenas 14 erros durante toda a partida contra 29 dos adversários. O time, que vinha de uma derrota para a Itália, jogou concentrado o tempo inteiro. Tudo funcionou legal: o saque, o bloqueio, o ataque e, sobretudo, a defesa. O líbero Escadinha foi eleito o melhor jogador da partida. Os dois ponteiros, Giba e Murilo, foram bem: seguraram a onda na recepção e foram eficientes no ataque. E para melhorar, o levantador Marlon distribuiu muito bem o jogo. Vale também destacar que a equipe marcou direitinho o principal atacante russo, o oposto Maxim Mikhaylov.

A base da seleção foi a mesma dos jogos anteriores: o levantador Marlon e o oposto Leandro Vissotto; os ponteiros Giba e Murilo; os centrais Lucas e Sidão; e o líbero Escadinha. O levantador Bruninho e o oposto Théo entraram na inversão de rede e também ajudaram bastante. O Wallace também entrou para uma passagem de rede no bloqueio. A má notícia é que o ponteiro Dante mais uma vez não ficou nem no banco. Está se recuperando de uma lesão no abdômen. O legal é que o Giba entrou no lugar dele e está jogando bem. O lado bom do Dante não jogar é que ele fica comentando a partida pelo twitter. Logo no começo do jogo, ele escreveu: "Começamos bem. Acho que os russos estão nervosos". E pareciam nervosos mesmo. Apostaram as fichas no saque, um dos fundamentos mais poderosos deles, e não se deram bem. Só de saque tiveram 14 erros. O Brasil só errou 4 saques.

O melhor ainda dessa história toda foi que o Brasil, mesmo com uma derrota em quatro jogos, voltou a assumir a liderança. Você sabe, em um torneio de pontos corridos, é sempre difícil se recuperar dos tropeços. E o time, comandado pelo técnico Bernardinho, quebrou a invencibilidade dos russos e ainda contou com os benefícios da maior zebra da rodada: a Polônia, que também estava invicta, perdeu do Irã por 3 sets a 2 (23/25, 28/26, 8/25, 26/24 e 15/11). Com a queda dos dois únicos times que ainda não tinham perdido, os seis primeiros colocados agora têm uma derrota. Como só vitórias por 3 sets a 0 e 3 sets a 1 valem três pontos, apenas Brasil e Polônia têm dez pontos. A Rússia está em terceiro com nove pontos, seguida por Itália e Argentina, as duas com 8, e o Irã, a grande surpresa, com 7.

O próximo jogo do Brasil será tranquilo. Vai enfrentar a China, a lanterninha, às 4h da madrugada desta sexta-feira. Nesta quinta-feira, os chineses perderam da Itália por 3 sets a 0 (25/10, 25/18 e 25/14). O técnico Bernardinho deve dar um descanso para os titulares, que só pegaram grandes adversários nas três últimas rodadas: EUA, Itália e Rússia. Nas outras partidas da rodada, a Argentina conquistou uma grande vitória. Derrotou Cuba por 3 sets a 1 (17/25, 25/16, 25/21 e 25/17). A Sérvia sofreu, mas superou o Japão por 3 sets a 2 (25/21, 25/22, 18/25, 22/25 e 15/12). Já os americanos passaram fácil pelo Egito com 3 sets a 0 (25/19, 25/20 e 25/20).

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página