Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

11/12/2011 - 21h52

Pré-olímpico será no Brasil

DE SÃO PAULO

Agora é oficial: o Pré-olímpico Feminino será em maio no Brasil. A informação foi divulgada pela Confederação Sul-americana de Vôlei. Ok, é melhor jogar em casa, mas o certo é que a seleção brasileira não terá dificuldade para garantir uma vaga para os Jogos Olímpicos de Londres. Basta dar uma olhada nos quatro adversários que vai ter pela frente: Argentina, Peru, Colômbia e Venezuela. Todos fracos e distantes da elite do vôlei.

Está certo que o time brasileiro, atual campeão olímpico, decepcionou na Copa do Mundo, no mês passado. Teve atuações bem irregulares, mostrou um saque pouco agressivo, teve problemas no passe e na virada de bola. Acabou em quinto lugar, atrás da campeã Itália, dos Estados Unidos, da China e do Japão. Ficou sem nenhuma das três vagas em disputa para os Jogos Olímpicos de Londres. Uma pena. A equipe complicou um pouco o seu calendário. Agora vai ter que disputar um torneio que não estava previsto.

O técnico José Roberto Guimarães terá um ano difícil em 2012. Tem pouco tempo para acertar o time para Londres. Nesta temporada, mais uma vez a levantadora Dani Lins teve a chance de se firmar como titular e não conseguiu. Acabou a Copa do Mundo no banco de reservas. A titular foi a Fabíola. O novo ano vai chegar com esse enigma: quem será a levantadora titular? Isso é muito ruim para uma equipe que deseja brigar pela medalha de ouro olímpica.

No masculino, o Pré-olímpico será na Argentina. A seleção local, que tem uma nova geração talentosa, é a grande favorita. Vai disputar uma vaga com Venezuela, Colômbia e Chile. Aliás, tudo ficou mais fácil para os argentinos depois que o Brasil conquistou uma vaga para os Jogos de Londres na Copa do Mundo, em novembro.

Não por acaso, a Argentina enfrentou o time do técnico Bernardinho na Copa do Mundo com uma equipe mista, tudo para facilitar a vaga brasileira e ter um Pré-olímpico mais tranquilo. O Brasil deu uns sustos, teve uma participação bem abaixo dos seus padrões, acabou em terceiro lugar, mas conseguiu conquistar a última vaga olímpica em disputa no torneio. Um alívio para o técnico Bernardinho, para os seus jogadores e certamente também para os argentinos.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página