Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

29/12/2011 - 19h06

Rio fica com o bronze na Suíça

O técnico Bernardinho desistiu de poupar a oposto Sheilla. Com ela em quadra, o Rio fez a sua melhor partida no Top Vôlei e conquistou a medalha de bronze do torneio disputado na Basiléia, na Suíça. O time carioca, que tinha perdido do Volero Zurich na fase de classificação, voltou a enfrentar o mesmo adversário na decisão do terceiro lugar e venceu por 3 sets a 0 (25/22, 25/13 e 26/24).

O Rio levou um susto no terceiro set. O técnico Bernardinho tinha feito uma inversão de rede, colocou a oposto Ju Nogueira e a levantadora Roberta nos lugares da Fernanda e da Sheilla. A mudança não deu certo. O Volero, atual campeão suíço, abriu uma vantagem de 23 a 21. Bernardinho voltou com as duas titulares e o Rio fechou o set em 26/24.

Foi uma pena o Rio ter perdido do Volero na fase de classificação. Tinha time para vencer. Essa derrota complicou a situação da equipe, que teve que enfrentar o pior adversário nas semifinais, o Rabita Baku, do Azerbaijão e atual campeão do mundo. Resultado: perdeu por 3 sets a 0 e ficou fora da decisão.

O Baku está com um timão e confirmou o favoritismo. A equipe, comandada pelo sérvio Zoran Gajic, campeão olímpico com a então Iugoslávia nos Jogos de Sydney, foi a campeã do Top Volley. Venceu na final o Cannes, da França, por 3 sets a 1 (28/26, 25/22, 22/25 e 25/21).

O Cannes ainda conseguiu equilibrar um pouco o jogo porque conta com uma grande líbero, a italiana Paola Cardullo. A Cardullo fez grandes defesas, mas ficou complicado segurar os ataques da Natalya Mammadova, o grande destaque do jogo. Se bem que o Cannes merece aplausos: venceu o terceiro set com dez pontos de bloqueio.

Ao Rio agora resta aproveitar um pouco as folgas de fim de ano e depois voltar a treinar para a Superliga. Não dá para esquecer que o técnico Bernardinho não está com o time ideal. Ele ainda não pode contar com a ponteira Natália, que passou por nova cirurgia para a retirada de um tumor benigno na canela. Para complicar, Sheilla está se recuperando de uma lesão no ombro e foi poupada nos três primeiros jogos do time no Top Volley. E a levantadora Fernanda, que estava sem jogar há quatro anos, ainda sente dores no joelho e não está jogando tudo o que pode.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página