Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

08/01/2012 - 08h06

Caiu o último invicto

Não tem mais nenhum time invicto na Superliga Masculina de Vôlei. O Florianópolis foi o autor da façanha: quebrou a invencibilidade do Vôlei Futuro, o único que ainda não havia perdido no torneio. Foi um jogão. A vitória foi por 3 sets a 2 (25/22, 28/26, 23/25, 23/25 e 15/13). Mesmo com a derrota, o Vôlei Futuro permanece na liderança com 5 vitórias, uma derrota e 16 pontos.

O que mais impressionou no jogo foi a reação do Florianópolis no set decisivo. Chegou a estar perdendo por 11 a 6. Aí valeu a opção corajosa da comissão técnica: a ordem foi apostar em um saque agressivo. E deu certo. Com Bruno e depois Renato Felizardo no saque, o time virou e fechou o quinto set em 15 a 13.

O prêmio de melhor jogador da partida ficou com o Renato, que segurou bem a onda na recepção. Já os maiores pontuadores foram do Vôlei Futuro: o ponteiro Camejo, com 23 pontos, e o oposto Lorena com 21. É muito legal ver o Camejo e o levantador Ricardinho jogando juntos. Eles estão bem entrosados e jogam com muita velocidade.

O Vôlei Futuro foi mais eficiente no ataque (63 pontos contra 51) e no bloqueio (17 pontos contra 12), mas errou muito mais do que o adversário e esse fator definiu o placar da partida. Deu 43 pontos de graça para o Florianópolis com seus erros. É muita coisa. O time catarinense teve 29 erros.

Detalhe: o Florianópolis ainda não pode contar com Giba e Gustavo, que estão se recuperando de lesões. Já o levantador Bruno está jogando, mas logo depois da partida reclamou no twitter que sente muitas dores no dedo há quase um mês. Ele também disse na segunda-feira deve fazer novos exames para saber a gravidade dessa lesão.

A rodada do fim de semana da Superliga foi bem disputada. Três dos seis jogos da rodada terminaram em 3 sets a 2. Foi esse o placar da derrota do RJX para o Minas e também da vitória do Sesi sobre o Campinas.

O Minas ganhou de virada. Perdeu os dois primeiros sets e ganhou os três últimos. O destaque foi o levantador Marcelinho. Ele distribuiu muito bem e jogo e foi eleito o melhor jogador da partida. O tcheco Filip foi o maior pontuador do jogo com 28 pontos.

O RJX, atual campeão carioca, tem um timão, mas ainda está jogando abaixo do que pode. Está certo que o Dante ainda não está em plena forma. Tem sentido dores no joelho e era até dúvida para o jogo contra o Minas. A base da equipe é o levantador Marlon e o oposto Théo; os ponteiros Dante e Lipe; e os centrais Lucas e Ualas; o líbero é o Alan. Nesse confronto contra o Minas, o time também errou muito. Foram 39 erros no total.

O vice-líder Sesi está jogando com dois desfalques importantes: o ponteiro Murilo e o central Rodrigão, que estão se recuperando de lesões. O Murilo faz muita falta. O Sesi errou mais do que o Campinas (38 erros contra 28) e foi menos eficiente no bloqueio (15 pontos contra 6). O que garantiu a sua vitória foi o melhor aproveitamento do seu ataque: marcou 60 pontos nesse fundamento contra 44 do Campinas.

Nos outros jogos, o destaque foi a vitória do Cruzeiro sobre o Montes Claros por 3 sets a 0 (32/30, 25/22 e 27/25). O dono da bola no jogo foi o oposto Wallace, com 21 pontos. Já surpresa foi a derrota do São Bernardo para a UFJF por 3 sets a 1. Na outra partida da rodada, o Volta Redonda derrotou o Londrina por 3 sets a 0.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página